Técnicos da Seurb orientam sobre gestão do planejamento urbano e impactos ambientais em Barueri

Nos dias 15 e 28 de setembro técnicos da Secretaria de Planejamento e Controle Urbanístico de Barueri (Seurb/engenharia), o engenheiro civil José Manuel Fernandes e o arquiteto Julio Watanabe, ministraram aulas no curso Introdução à Gestão Ambiental Urbana, promovido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), onde foi abordado o tema “Gerenciamento do Planejamento Urbano e Impactos Ambientais”.

O curso Introdução à Gestão Ambiental Urbana tem como objetivo a busca permanente da melhoria da qualidade de vida da população em geral, oferecendo orientação, serviços e ambiente de trabalho digno.

As aulas foram ministradas no auditório da Sema, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1.124, no Jardim São Pedro, para alunos de turmas compostas de profissionais como: biólogos, engenheiros, advogados, arquitetos e biólogos e técnicos em segurança do trabalho.

Foi apresentada a história de Barueri, além de uma explicação sobre tópicos como: espaço urbano (propriedade privada e equipamentos públicos), usos de áreas (residencial, comercial, industrial, serviços e mista), critérios para preservação e recuperação ambiental (desenvolvimento sustentável) e índices urbanísticos constantes na Lei de Zoneamento de Barueri.

Durante as aulas foram abordadas, também, a questão do processo de migração de pessoas dos grandes centros urbanos, que se valorizaram muito, para cidades de regiões metropolitanas com mais áreas de assentamento. Como exemplo, os participantes do curso viram que a evolução populacional de Barueri (leia quadro) saltou de 10.447 habitantes, em 1950, para 243.241 pessoas neste ano (até 1º de julho, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De aldeamento a cidade desenvolvida

A história de Barueri começa na Aldeia de Barueri, que cresceu rapidamente e tornou-se um dos mais importantes aldeamentos de índios do Brasil colônia. De acordo com dados, o bairro conseguiu sobreviver resistindo bravamente com a ajuda dos padres jesuítas, aos frequentes ataques de bandeirantes que desciam o rio Tietê em direção ao Interior, aprisionando índios para mão-de-obra escrava. E com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia.

Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Barueri, que pertencia à Comarca de Santana de Parnaíba, cresceu a olhos vistos.

O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então governador do Estado, Adhemar de Barros.

Em 26 de março de 1949 instala-se o Governo Municipal e a primeira Câmara de Vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 foi promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri.

O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de polos empresariais como os de Alphaville, do Tamboré, Jardim Califórnia e Distrito Industrial do Votupoca.

Localizada na zona oeste da região metropolitana da Grande São Paulo, a uma distância de 26,5 quilômetros do marco zero de São Paulo, na praça da Sé, Barueri tem uma área de 64 km2 e possui 243.241 habitantes.

Conduzida por sucessivas administrações arrojadas e progressistas, a cidade atingiu lugar de destaque dentre os municípios da região metropolitana. “Hoje Barueri como porta de entrada e saída dos municípios vizinhos, enfrenta sérios problemas de trânsito, fazendo com que o prefeito Rubens Furlan invista pesadamente neste setor. Por se tratar de uma situação que afeta toda a região, necessário se faz a participação Estadual e, até, Federal na solução dos problemas de infraestrutura da nossa região”, explicou o engenheiro Fernandes, diretor da Coordenadoria geral da Seurb/engenharia.

Evolução populacional

Ano Habitantes

1920 731

1940 2.864

1950 10.447

1960 16.441

1970 37.808

1980 75.336

1991 130.799

2000 208.281

2011 243.241

Serviços

Para mais informações sobre os serviços prestados pela Seurb/Engenharia, os interessados podem acessar o site oficial da Prefeitura: www.barueri.sp.gov.br, clicando em secretarias municipais (Planejamento e Controle Urbanístico).

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco