Unilever premia EM Nakamura Park, de Cotia, no programa Pelo Direito de Ser Criança

A Escola Municipal Nakamura Park foi reconhecida por suas práticas do brincar e do aprender pela experiência em prol do desenvolvimento infantil de seus alunos na 3ª edição do Programa “Pelo Direito de Ser Criança”. O evento aconteceu no dia 20 de abril em São Paulo e reuniu cerca de 200 pessoas na Sala São Paulo.

Na cerimônia, também estavam presentes representantes das 31 escolas premiadas. Duas escolas de Cotia foram contempladas, sendo uma delas particular.

O Programa pelo Direito de Ser Criança é fruto de uma parceria entre a OMO e o Instituto Sidarta, e tem como objetivo reconhecer e premiar instituições de ensino que valorizam a importância da brincadeira e do aprendizado através de experiências práticas escolares, independentemente de recursos materiais utilizados.

A iniciativa atraiu mais de quatro mil inscrições, vindas de 895 municípios brasileiros. As escolas foram classificadas em “Melhores práticas” e “Boas práticas”, dentro das categorias “Selo aqui se brinca” (para escolas de educação infantil) e “Selo aqui se aprende” (para ensino fundamental II).

Com abrangência nacional, esta edição teve mais de 4 mil escolas inscritas, entre públicas e privadas, do ensino Infantil e Fundamental I. Vale a pena destacar que, das escolas premiadas, 45% são públicas. Isso demonstra que a implementação de práticas alinhadas ao aprendizado pela brincadeira depende muito mais da iniciativa dos profissionais e do apoio dos pais.

A diretora da Escola Municipal Nakamura Park, Ana Maria Pereira atribui o prêmio principalmente ao trabalho competente de toda equipe da instituição.

As cinco escolas premiadas como ‘Melhores Práticas’ das duas categorias receberão um parque educativo. Já as 26 escolas ganhadoras do prêmio de ‘Boas Práticas’, também para ambas as categorias, foram contempladas com um brinquedo desenvolvido para potencializar a experiência do brincar. Além disso, as escolas com as melhores práticas poderão indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao seu, como forma de potencializar o incentivo à troca de experiências.

O Programa Pelo Direito de Ser Criança foi criado em 2008, é realizado apenas com escolas do Estado de São Paulo.

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