Grafiteiros do Bairro-Escola Barueri homenageiam campanha para Berilo (MG)

Os professores Jamil Santos, 26 e Eric Reis, 19, da trilha cultural de grafite do programa Bairro-Escola Barueri, entregaram na tarde da quinta-feira, 28 de outubro, uma tela pintada com a técnica de spray (tinta usada no grafite), para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e coordenadora da campanha humanitária para a cidade de Berilo (MG) no Vale do Jequitinhonha, Sônia Furlan.

A tela é uma cópia fiel com a mesma expressão de uma imagem feita pelo fotógrafo Lourivaldo Santos Filho (o “Fio”), na segunda visita da comitiva de Barueri para Berilo, em maio desse ano. “Este momento foi muito especial, esta moradora com quem eu estou abraçada estava passando por muitas necessidades, sem esperança que a vida pudesse ser melhor para ela e para os filhos, já estavam inclusive passando fome”, comenta Sônia Furlan aos artistas.

“Escolhemos a foto por causa dessa ternura, a expressão de carinho que a moradora de Berilo mostrou ao receber o abraço da Sônia Furlan. Temos a certeza que foi mesmo um momento especial, que nós conseguimos transpor para a tela com a nossa técnica de uso do spray”, explica Santos, com apoio do Eric Reis.

Trilha

Essa e outras telas produzidas pelos professores e as dezenas de alunos da Trilha Grafite do programa Bairro-Escola seriam mostradas na participação da trilha no desfile de 7 de setembro, que foi cancelado por causa do mau tempo.

A trilha funciona hoje com três turmas: a primeira no Parque Imperial, com cerca de 60 alunos, inclusive aulas aos sábados; no Vale do Sol, com mais de 60 participantes; e uma turma iniciante no Jardim Belval, com 25 alunos inscritos, entre meninos e meninas entre 8 e 17 anos.

“Este arte de rua, como é conhecido o grafite, é mais uma demonstração da integração social que o programa Bairro-Escola oferece para as crianças e adolescentes do bairro onde o Fundo Social atua. Oferecemos a eles cursos interessantes, atrativos e temos tido muita adesão e bom retorno naquilo que é o foco do programa – tirar os jovens das ruas e ocupá-los com atividades sócioculturais, esportivas e recreativas”, explica Sônia Furlan.

Um dos exemplos de sucesso da trilha do Bairro-Escola é o aluno Daniel da Mata, 20, que foi aluno da trilha de grafite e agora é professor de uma das turmas no Parque Imperial. “Ele é a nossa prata da casa. É gratificante acompanhar a transformação de comportamento do jovem e ainda poder acender a chama do talento, que muitos não sabem que têm”, comenta o professor Jamil Santos, que começou na arte fazendo curso com o artista plástico, Edgar Moretti, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri