Funcionários da Prefeitura de Barueri transformam óleo de cozinha em sabão

Coordenado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, o programa Barueri Sustentável estimula o comprometimento da administração pública municipal com a sustentabilidade. Empenhados neste projeto, os servidores da Secretaria de Comunicação Social tiveram a iniciativa de reaproveitar o óleo de cozinha e as embalagens de Tetra Pak para a produção de sabão utilizado na limpeza.

“Reutilizo o óleo de cozinha para produzir o sabão que utilizamos na limpeza das panelas e dos panos de chão. Além de render mais que o sabão comum comprado em supermercados, o sabão que produzimos é uma boa opção para economia doméstica”, disse a funcionária Denilde Luiza da Silva, da Secretaria de Comunicação Social.

O programa Barueri Sustentável estipula como metas a diminuição dos consumos de água, energia, papel e copos descartáveis, além de outras ações ambientais, como a o reaproveitamento do óleo de cozinha.

Alerta

Educadores ambientais explicam que um litro de óleo de cozinha usado contamina aproximadamente um milhão de litros de água. Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, o óleo desce pela rede de esgotos e alcança o rio, ao entrar em contato com um corpo d’água ele cria uma camada em cima que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. Além disso, segundo especialistas, quando despejado o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar processos de enchente.

Coleta

A Prefeitura de Barueri, junto com o Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, continua com os trabalhos de coleta de óleo pelas ruas de Barueri a todo vapor, e o óleo armazenado deve ser entregue em caminhões da Coleta Seletiva pelas ruas.

Serviços

Para mais informações acesse o site www.barueri.sp.gov.br ou ligue 4199-1500, na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção será analisada

Grupo pode realizar atualizações específicas e propor alterações na lista divulgada com base em dados de monitoramento