Prefeitura de Santana de Parnaíba promove 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Os problemas que afetam o meio ambiente vêm sendo pauta de discussões e mobilizações no mundo inteiro. Em Santana de Parnaíba, esta realidade não é diferente. Sempre engajado com a questão ambiental, o Prefeito Silvinho Peccioli vem promovendo várias ações que visam a discutir o tema, sempre com foco para a solução dos problemas. O exemplo mais recente aconteceu na última quarta-feira (29/09), com a realização da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura local e a Câmara Municipal, a Conferência reuniu, durante todo o dia, no Cine Teatro Coronel Raymundo, em torno de 200 pessoas, entre autoridades, especialistas no assunto, empresários e representantes do poder público de várias cidades da região.

Idealizado pela vereadora Maria Helena Toledo Arruda Santos, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente contou com várias palestras, cujo foco dos trabalhos foi voltado para várias questões e problemas que envolvem o assunto, entre eles, a contribuição das empresas na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). “Hoje é um dia muito importante para o município, momento em que abordamos um assunto que tanto vem afligindo a humanidade e exige soluções rápidas e eficazes. Em Santana de Parnaíba, o poder público tem buscado fazer a sua parte, ao procurar medidas de preservação e conservação do meio ambiente, por meio da sensibilização e engajamento de todos”, ressalta a vereadora Maria Helena.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o secretário municipal de Planejamento Receita e Meio Ambiente Roberto Ignátios, representando o Prefeito Silvinho Peccioli, direcionou o seu discurso para os problemas de saneamento básico, bastante comum nas cidades que integram as regiões metropolitanas do País. “Se estamos falando em problemas ambientais, não podemos deixar de falar em saneamento, que tem gerado grandes conseqüências para a Grande São Paulo, como a poluição do Rio Tietê. O município tem se empenhado em cobrar as autoridades e tem buscado soluções para a questão, que só será resolvida com a união de todos”.

Após a abertura do evento, os participantes puderam assistir às palestras ministradas por vários especialistas no assunto, entre eles, da pesquisadora Beatriz Kiss, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, que discorreu sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol como ferramenta de mudanças; do diretor adjunto do Departamento de Meio Ambiente da FIESP Mario Hirose, que abordou a visão da indústria frente às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável; do diretor da e_Sense Consultoria em Sustentabilidade Laércio Bruno Filho, que falou sobre a política corporativa de baixo carbono, uma das visões sistêmicas da sustentabilidade.

Outros assuntos mais específicos foram relatados na 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, como a formação do quadro de profissionais graduados para o mercado e perspectiva de empregos, abordado pela gerente de clima e energia da CETESB e coordenadora da FAAP Josilene Ferrer; a sustentabilidade no sistema construtivo e a geração de empregos, apresentado pelo diretor da Takaoka Engenharia e Presidente da CBCS Marcelo Takaoka; e as perspectivas do empreendedorismo verde, desenvolvido pela coordenadora do Programa de Gestão Ambiental do SEBRAE-SP Dórli Martins.

A iniciativa foi bastante elogiada por um dos palestrantes nesta Conferência Municipal de Meio Ambiente, Mario Hirose. Segundo ele, embora o assunto esteja tendo bastante evidência nos dias de hoje, ainda assim, é pouco discutido no âmbito das cidades. “É o início de um debate que a sociedade terá que percorrer para enfrentar os desafios para que no futuro se alcance uma economia sustentável. Este processo é irreversível e é fundamental o engajamento de todos. As coisas sempre partem de um ponto e, neste caso, tem que vir de cima para baixo, com o desenvolvimento de uma política conjunta que busque soluções e alternativas para o problema”, afirma.

Participaram do evento, também, o promotor do Ministério Público Marcos Mendes Lyra; o Prefeito de Santana de Parnaíba da gestão 2004-2007 e secretário estadual de Esportes, Lazer e Turismo Benedito Fernandes; o presidente da Câmara Municipal Régis Salles; os vereadores Carlos Fernando Siqueira Rosin, Maria Helena Arruda Santos e Cibele da Silva; além de secretários e coordenadores municipais e profissionais que desenvolvem projetos e ações em meio ambiente.

Cerca de victa

Além disso, verifique

Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção será analisada

Grupo pode realizar atualizações específicas e propor alterações na lista divulgada com base em dados de monitoramento