Bahia tem potencial para se tornar principal produtor de pescado, diz ministra em audiência com governador

Povoamento da costa com robalo, laboratório de ostras e instalação de frigorífico de peixe. “Bahia tem muito a fazer nessa área

Projetos como uma unidade móvel de beneficiamento de pescado, formação de pólos de aquicultura, programas de monitoramento e ordenamento, além da criação de uma rede de comercialização para vender mais peixes e crustáceos integram o planejamento do governo baiano para aumentar a produção e o consumo naquele Estado. As idéias foram apresentadas à Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti durante audiência com o Governador Jaques Wagner na sexta-feira (21), em Salvador.

Juntos, governo federal e estadual, teriam que investir mais de R$ 57 milhões para implementar na Bahia medidas estratégicas de desenvolvimento do setor, divididas em três grandes áreas: infraestrutura, produção e inclusão social. Com esse montante, a estimativa é que cerca de 49.500 famílias sejam beneficiadas em projetos como a criação de tilápias em águas salinizadas, o povoamento da costa com robalo, laboratório de ostras e instalação de frigorífico de peixe. “Bahia tem muito a fazer nessa área”, afirmou o governador. “Como o orçamento do MPA é limitado, iremos buscar alternativas”, contrapôs a ministra.

No entanto, segundo Ideli, o principal problema que é emergencial e impede o aumento da produção de pescado no Brasil é a burocracia, o desconhecimento do potencial produtivo e a falta de investimentos no setor pesqueiro e aquícola (produção de peixe e crustáceos em cativeiro). “O licenciamento ambiental para aquicultura, que o Ibama repassou aos estados para executarem nos casos de pequenos empreendimentos, é um exemplo”, disse ela.

Nesse aspecto, a ministra explicou que é preciso mais atenção e agilidade dos governos na liberação das licenças para produção em águas da União e reforçou que a legislação federal já simplificou o processo. “Agora é bem mais rápido, temos que unir esforços, ocupar as águas que são permitidas e transformá-las em verdadeiros berços de cultivo de peixes em todo país”, destacou.

A ampliação de parcerias e de instalação de secretarias, diretorias, empresas mistas, a exemplo da Bahia Pesca, ou autarquias voltadas à pesca e aquicultura é outra solicitação que a Ministra da Pesca e Aquicultura quer levar a todos os governadores. O roteiro de viagens que iniciou por SC e BA prossegue pelos estados de Rio Grande do Norte, no dia 24/1, SP e MG.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...