Delegada pede doação de rede de pesca para conter peixes mortos no Rio dos Sinos

No verão, o risco de ocorrências como essa é maior, pois o volume de água baixa com a seca e, quando chove, o esgoto é carregado para o rio

A delegada de Proteção ao Meio Ambiente, Elisangela Melo Reghelin, pede empréstimo ou doação de rede de pesca para contabilizar a mortandade de peixes no Rio dos Sinos, registrada ontem.

De acordo com a delegada, as boias emprestadas pela Brigada Militar — as mesmas que são usadas para conter o avanço de vazamentos de óleo, por exemplo — foram rompidas pela forte correnteza do rio.

A rede precisa ter 40 metros de largura, mas não precisa ter profundidade, pois a contenção é feita na superfície. Brigada Militar, Ministério Público, Polícia Civil e equipes de perícia montaram uma base à margem do Rio dos Sinos, na localidade de Prainha, em Novo Hamburgo, para monitorar a situação do rio.

— No verão, o risco de ocorrências como essa é maior, pois o volume de água baixa com a seca e, quando chove, o esgoto é carregado para o rio — diz a delegada.

Interessados em fazer a doação ou o empréstimo da rede, podem entrar em contato pelo telefone (51) 8152-8752 ou ir até a sede do Instituto Martin Pescador, na Rua da Praia, 187, bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Defeso do Camarão 2015 – Começa hoje e segue até maio

Tem início  neste domingo (1º) e se estende até 31 de maio, o período do defeso do camarão. Nesse intervalo fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros. O objetivo desta paralisação temporária de pesca é promover a recuperação do estoque pesqueiro e evitar a extinção da espécie. ...