Deslizamento de terra no Morro do Sacó

A Prefeitura de Osasco informa que lamentavelmente um deslizamento de terra, por volta das 11h40 desta segunda-feira, dia 8 de setembro, provocou a queda de 4 barracos e a morte de uma pessoa no Morro do Socó, na zona Norte da cidade.

O atendimento foi feito prontamente pelo Corpo de Bombeiros, pela Defesa Civil e pelo Samu de Osasco. Agentes da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde Barueri, cidade que fica na divisa do local atingido, também auxiliaram no atendimento da ocorrência.

Outras três pessoas moradoras do local foram socorridas com vida. E há 3 crianças que, até o momento, permanecem desaparecidas.

O Corpo de Bombeiros e a equipe da Defesa Civil de Osasco realizam, desde então, buscas pelas crianças, mas as chuvas que continuam atingindo o local estão dificultando os trabalhos. Atualmente, os bombeiros estão emendando mangueiras para atingir o local do desabamento com jatos, usando a água para limpar a área e facilitar as buscas. Já a Defesa Civil de Osasco trabalha com cães farejadores para tentar localizar as vítimas.

A Defesa Civil de Osasco realizou ainda, preventivamente, a interdição de outras 10 moradias. As famílias desabrigadas estão recebendo todo o apoio da administração municipal, por meio das secretarias municipais de Obras e Transportes, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Promoção Social e ainda do Fundo Social de Solidariedade. Elas serão levadas ao Albergue Municipal do Centro.

A prefeitura está montando ainda duas bases de apoio, próximo ao morro, para auxiliar os trabalhos dos Bombeiros e da Defesa Civil.

Obras de urbanização

O Morro do Socó é uma das quatro favelas de Osasco que estão recebendo obras de urbanização financiadas com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Somados a recursos da própria prefeitura, os investimentos ultrapassam R$100 milhões em obras.

No caso específico do Morro do Socó, os trabalhos estão divididos em fases. Cerca de 1 mil famílias já foram removidas do local e foram incluídas no programa municipal Bolsa Aluguel, vivendo em imóveis pagos pela prefeitura, enquanto são feitas as construções de prédios e obras de infra-estrutura. Algumas já estão no programa há 2 anos, mas o prazo varia de acordo com o andamento das obras.

A área atingida pelo deslizamento ainda não foi contemplada com início dos trabalhos e, infelizmente, vem sendo alvo de ocupações recentes. De acordo com o irmão da vítima, ela morava no local há 3 meses.

Nota oficial da Prefeitura de Osasco

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...