Goiás recebe 700 mil reais em benefícios para pesca e aquicultura

Do total investido 664 mil reais são provenientes do Ministério da Pesca e Aquicultura

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará presente nesta sexta-feira (26) na cidade de Goiânia onde fará a entrega de 15 kits feira do peixe e participará da inauguração da Estação e do Laboratório de Piscicultura da Pontifícia Universidade Católica – PUC/Goiás. O ministro chegará à Goiânia pela manhã e às 11h fará a entrega dos 15 Kits Feira do Peixe à associação de feirantes do município. O ato acontecerá no Mercado Municipal de Campinas. À tarde o ministro se encontra com o Reitor da PUC- Goiás, Wolmir Amado e às 15:30 inauguram a Estação e o laboratório, no campus II universidade.

Os kits feira são fruto de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Prefeitura de Goiânia e Associação dos Feirantes de Goiânia. Serão distribuídos 15 módulos de comercialização para a associação de feirantes. A ação é parte integrante do “Projeto Piloto” para a revitalização de feiras livres em Goiânia e visa possibilitar o aumento na comercialização de produtos provenientes da pesca artesanal e agricultura familiar, tornando o preço mais atrativo para o consumidor.

A Estação de Piscicultura e o Laboratório de Pesquisa em Organismos Aquáticos são destinados a pesquisas na produção de peixes nativos e exóticos e reprodução de alevinos para fomentar a piscicultura no estado de Goiás e representam um investimento no valor de R$574.042,00 Estes empreendimentos vão melhorar o atendimento aos alunos de graduação dos cursos de Zootecnia, Biologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental da PUC Goiás, embasados no potencial regional para a atividade e na possibilidade de uma alternativa à criação bovina já implementada e sedimentada na região, além de implantar um centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão na área de piscicultura.

O valor total de investimentos dos kits feira no estado é de R$168.000,00. No total são 24 kits, 15 deles na capital Goiânia. A comercialização será realizada em feiras municipais, Mercado Público e no Centro de Abastecimento Alimentar – Cepal do município. Serão beneficiados 150 comerciantes e 6.000 consumidores.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...