Governos são parceiros para o desenvolvimento do setor da pesca e aquicultura em RN

A aquicultura em águas marinhas, como a carcinicultura (cultivo de camarões) em que o Estado se destaca como maior produtor nacional

A ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti continua percorrendo os estados em busca de mais estrutura para atender o setor e de agilidade na liberação das licenças ambientais para produção de pescados em cativeiro (aquicultura). Depois de visitar Santa Catarina e Bahia, esteve no Rio Grande do Norte, no dia 24/1, cumprindo roteiro de audiências, entrega de caminhões para comercialização de pescado e visita ao Pólo de Tilápia, considerado exemplo em desenvolvimento rural sustentável no país.

Em Natal (RN), Ideli Salvatti e Rosalba Ciarlini confirmaram parceria para programar medidas de apoio ao setor. “Os dois pedidos feitos pela ministra, mais estrutura e liberação das licenças, são mais do que justos, tamanho é o potencial e a importância da pesca e aquicultura em nosso estado”, disse a governadora. “Iremos analisar as sugestões trazidas e nos adequar”, disse ela, confirmando a criação de uma Secretaria da Aquicultura e Pesca.

A aquicultura em águas marinhas, como a carcinicultura (cultivo de camarões) em que o Estado se destaca como maior produtor nacional, foi citado como um potencial que pode ser expandido sem agredir o meio ambiente. “Antes de sobrecarregar a pesca extrativa temos que implantar e valorizar a aquicultura”, ponderou a ministra. Outros projetos de piscicultura em reservatórios, a criação de tilápias em poços artesianos de águas salinas, a revisão da permissão e do defeso para pesca da lagosta e a inauguração do Terminal Pesqueiro Público de Natal foram avaliadas. Esta última, tida como consenso e prioridade pelas duas autoridades, deve acontecer em junho deste ano, mesmo período da realização do Congresso Mundial de Aquicultura e da Fenacam – Feira Nacional do Camarão, a serem realizados em Natal.

Durante o dia, depois de conversar com a governadora, a ministra se reuniu com representantes de colônias, associações, federações, armadores e empresários do setor. Na superintendência federal do MPA no RN, entregou as chaves de dois caminhões feira e um caminhão frigorífico para o governo do estado e para um consórcio municipal. “O caminhão Feira do Peixe é um sucesso e é um dos equipamentos mais requisitados no ministério”, disse. “Isso porque, o pescado chega ao consumidor a um preço mais acessível, sem atravessadores”, explicou ela.

Visita a barcos e ao pólo de tilápia

Outros compromissos foram cumpridos pela ministra Ideli Salvatti durante a visita a Natal. Em Ceará-Mirim, no Assentamento Residencial Agrícola de Canudos, os integrantes do projeto de tilapicultura (criação de tilápias em viveiros) mostraram o funcionamento do ciclo produtivo sustentável adotado pela comunidade. “Usamos sementes de girassol como ração de peixe, reutilizamos a água dos tanques para irrigar a plantação de mamão, produto que é exportado, e estamos começando a fazer o beneficiamento de couro de tilápia”, explicou uma das coordenadoras Livânia Frison.

Os atuais 54 viveiros têm produção média anual de 183 toneladas de peixe, envolvendo 16 municípios, e realizado de forma integrada com ministérios, secretarias, universidades e instituições financeiras. A ministra elogiou a iniciativa ao reforçar que todos os processos são pensados visando baratear o custo dos produtos. Terminou dizendo que o Ministério da Pesca e Aquicultura foi criado, entre outros objetivos, para expandir projetos semelhantes ao de Ceará-Mirim.

“É para isso que o Ministério da Pesca e Aquicultura existe, para que esses exemplos sejam conhecidos e que a ciência, o conhecimento que é desenvolvido nas comunidades seja levado para todo o país”. Dessa forma, continuou, iremos incluir mais, produzir mais, industrializar mais e consumir mais.

O roteiro da ministra foi encerrado com a ida ao Porto de Natal para visita a um navio de bandeira japonesa atracado no local. A embarcação é uma das 16 da frota arrendada pelo Governo Federal no intuito de garantir a cota a que o Brasil tem direito na pesca do atum. Medindo cerca de 50m de comprimento por 9m de largura, os barcos têm capacidade para 600 toneladas de combustível e 300 toneladas de pescado armazenado nas câmaras frigoríficas, que operam em temperatura de -60°C. “O que eu quero é que esse Terminal Pesqueiro já esteja pronto quando vocês voltarem”, disse Ideli à tripulação que segue para alto-mar nessa semana.

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...