Produção de pescado em Minas Gerais pode crescer seis vezes mais

Em audiência nesta quinta (10), ministra Ideli levará o pedido ao governador Anastasia, para liberação do licenciamento ambiental que é de competência do estado

Em continuidade à agenda com os governadores de todo país, a ministra da pesca e aquicultura conversa nesta quinta (10), às 9h, no Palácio Tiradentes, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Esse é o quinto Estado que Ideli Salvatti visita para tratar de duas questões principais com as autoridades estaduais: a liberação das licenças ambientais para produção de pescado em cativeiro, chamado aquicultura, e a criação ou ampliação de mais estrutura nos governos, a exemplo da criação de um ministério em nível federal.

No estado mineiro, além do pedido de agilidade na liberação do licenciamento ambiental para aquicultura em todo estado, a ministra tratará especificamente dos 20 parques aquícolas (grandes áreas divididas em lotes para produção dos peixes e crustáceos) que estão sendo implantados nas usinas de Furnas e Três Marias, alguns já em funcionamento mesmo sem a legalização das áreas. Mais de 258 famílias serão beneficiadas com o projeto nessas hidrelétricas, aumentando a produção estadual seis vezes mais dos que as atuais 10 mil toneladas/ano.

A competência sobre a legislação ambiental para essa produção é dos governos estaduais, por isso a ministra da pesca e aquicultura, Ideli Salvatti, tem visitado governadores de diversos estados para pedir apoio e mais atenção ao setor.

A ministra chegou ao estado hoje (9/2), onde também se reuniu com o presidente do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de MG, para discutir projetos de combate à fome e à miséria que integra a política federal da presidenta Dilma Rousseff.

A agenda mais aguardada pelo setor, no entanto, será à tarde, na Superintendência Federal do Ministério em MG, quando a ministra ouvirá o setor, pescadores e aquicultores, colônias, federações, associações, sindicatos, pesquisadores, prefeitos e lideranças estaduais.

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil

Até 23 de março, dê suas sugestões ao projeto que define boas práticas na produção de tilápia no Brasil. Proposta elaborada pelo Sebrae, entidades parceiras e setor produtivo define requisitos que garantem a qualidade do peixe mais cultivado no Brasil Os produtores de todo o País podem conhecer e contribuir com o projeto que define ...