Em reunião da Câmara Técnica, Barueri e região discute obras para tratar esgoto

A cidade de Barueri participou de reunião da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste da Grande São Paulo, com os municípios vizinhos de Carapicuiba, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, na quinta-feira passada, 4, em Itapevi.

O encontro, que mais uma vez contou com técnicos da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), teve como objetivo buscar alternativas que facilitem o andamento das obras de tratamento de esgoto na região. A próxima reunião acontecerá no dia 9 de dezembro, a partir das 10 horas, em Pirapora do Bom Jesus.

Durante o encontro, em Itapevi, foram discutidos importantes assuntos, e em deles refere-se à necessidade de resolução das interferências sob a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Itapevi, Jandira e Barueri. De acordo com José Mendes da Silva, diretor técnico de obras da Secretaria de Projetos e Construções e presidente da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste, o problema foi comunicado à CPTM que negociou com a Sabesp e já emitiu parecer favorável para execução das obras nos três municípios.

A Câmara Técnica foi criada para discutir ações de fiscalização e acompanhamento do cronograma de obras de coleta e tratamento de esgoto, previstas para execução em etapas pela Sabesp, nos municípios da região, até o ano de 2018.

Em Barueri, por causa do trabalho realizado em parceria com a Sabesp, a Prefeitura Municipal já concluiu grande parte das obras de ligações ao coletor-tronco São João, que margeia o tamponado Rio Baueri-Mirim. Todo esgoto captado será tratado na ETE Barueri, na Aldeia de Barueri. Segundo José Mendes, a estação está recebendo esgoto da maior parte da região central, do bairro Belval e de alguns locais do Jardim Silveira. “E vamos avançar mais ainda: até o final deste ano, Barueri atingirá a média de 50% de ligações para tratamento”.


Coletor- tronco do Garcia

A Prefeitura de Barueri atua ainda na construção de coletores de esgoto em outros pontos da cidade. Em parceria com a Sabesp e outros empreendedores, o governo municipal está executando obras do coletor-tronco da bacia do Garcia, começando no Parque Imperial e se estendendo até o coletor-tronco São João, no Jardim dos Camargos, com previsão para conclusão até março do próximo ano.

O coletor do Garcia vai captar esgoto do Parque Imperial e de empreendimentos como: Alphaville (residenciais Zero, 1 e 2), parte do Residencial Tamboré, Condomínio Solaia, 18 do Forte, Alpha Conde, Alpha Plus e Green Valey.

No bairro Votupoca, também em parceria com a Sabesp, a Prefeitura de Barueri está implantando o coletor do córrego lajeado, trecho II do Jardim Líbano ao Jardim Júlio. Também na região, o governo municipal está construindo o coletor secundário do córrego Aníbal Correia, obra realizada conforme são executados os serviços de alargamento da avenida de mesmo nome. Os coletores serão interligados ao coletor-tronco Cotia, que recebe e envia para tratamento na ETE Barueri, o esgoto do Parque Viana e do Jardim Maria Helena.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Assistente Administrativo – Osasco, SP

Informações adicionais Residir próximo a Osasco, possuir CNH categoria "B". Atividades Profissionais Atuar com atendimento ao cliente, realizar atividades...
De Manager Online - 14 Jan 2015 07:41:55 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco