Gestores públicos discutem Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) da Bacia Hidrográfica do rio Cotia

A região Pinheiros-Pirapora, abrange os municípios de Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e São Paulo

Representantes do Subcomitê Pinheiros-Pirapora (SCPP) convida a comunidade em geral para participar da 12ª reunião ordinária de Câmara Técnica de Planejamento. A reunião será no dia 10 de dezembro (sexta-feira), das 9h30 às 12h00, no auditório do Núcleo de Educação Ambiental – Jardim das Flores, situado à Rua Georgina, 64, bairro Jardim das Flores, Osasco, São Paulo. Em pauta o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) da Bacia Hidrográfica do rio Cotia. Informações: (11) 3684-0749.

Podem participar das reuniões do Subcomitê gestores, profissionais de comunicação, jornalistas, educadores, professores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na gestão dos recursos hídricos da região Pinheiros-Pirapora.

Região Pinheiros-Pirapora

A região Pinheiros-Pirapora, abrange os municípios de Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e São Paulo. Está localizada na porção final da Bacia do Alto Tietê, a jusante da foz do Rio Pinheiros (que deságua no Tietê) e de municípios como São Paulo, Guarulhos, e da área do Grande ABC.

O Tietê chega à região não só com a água, mas também com todos os resíduos das outras cinco sub-regiões da Bacia. Isso faz com que a região Pinheiros-Pirapora – além de ter de lidar com seus problemas hídricos – seja contaminada por poluentes e sofra impactos originados nas outras sub-regiões.

Disposição de resíduos na bacia do Cotia

O rio Cotia ainda não é protegido pela lei de Mananciais, apesar de ter áreas de várzeas e exercer funções naturais de solo de alagadiços e apresentar uma rica fauna aquática. As margens do rio, especificamente nas proximidades do município de Barueri, estão totalmente degradadas.

PDPA – Lei Específica do Cotia

O Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) e a Lei Específica referentes à bacia do Rio Cotia são de extrema importância para a gestão da água na região. O PDPA é um instrumento básico de planejamento e gestão das Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM).

O Subcomitê Pinheiros-Pirapora vem trabalhando para concluir a minuta da Lei Específica da Bacia Hidrográfica do rio Cotia e seu respectivo PDPA. Os projetos estão sendo elaborados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais (CPTI).

Informações:

• Secretaria Executiva SCBH-AT/Pinheiros-Pirapora: Carlos E. G. do Nascimento (secretário). E-mail: carlos.nascimento@emae.com.br.

• Assessoria Projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social: Rosi Cheque. E-mail: pinheirospirapora@5elementos.org.br. Fone: (11) 7087-8146.

Rosi Cheque – jornalista e radialista

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Degustadora – Action Br Soluções em Promoções e Representações – Osasco, SP

Área e especialização profissional: Alimentação / Gastronomia - Degustação Nível hierárquico: Especialista Local de trabalho: Osasco, SP Regime de
De InfoJobs.com.br - 14 Jan 2015 09:59:56 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco