A VISÃO POLÍTICA D BLOGOSFERA – NICK ELLIS – DIGITAL DROPS.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

Entreista Panorâmica - Nick Ellis - Digital Drops

 

 

A entrevista de hoje em “A Visão Política da Blogosfera” é com o editor do Blog Digital Drops – vencedor do cobiçado Prêmio “The Bob’s 2010” como melhor blog em língua portuguesa – o Nick Ellis.

Nick Ellis também é colunista do YPosts e é figura atuante e reconhecida em toda blogosfera, sendo freqüentemente entrevistado por grandes meios de comunicação nas mais diversas matérias sobre blogs e Internet, é também um dos sócios e editores do Meio Bit e colabora em outros blogs.

Por isso mesmo, tem uma visão “de dentro” da blogosfera e, com toda certeza, é alguém que tem muito a dizer e a contribuir para o debate.

Leiam e comentem.

 

 

Digital Drops

****************

 

A Visão Política da Blogosfera - Nick Ellis - Digital Drops 

Visão Panorâmica – Como você percebe a blogosfera brasileira hoje? Consegue vislumbrar algum amadurecimento e crescimento na relevância ou acha que ainda há um longo caminho a ser percorrido?

Nick Ellis – Acho que a blogosfera continua com projetos de altíssima qualidade, se renovando a cada dia, mas o que acontece é que muitos blogueiros estão trabalhando em agências, como eu estava fazendo até o começo deste mês. É muito raro o caso em que o blogueiro consegue largar o emprego para viver do próprio blog, como fez recentemente o meu amigo Carlos Merigo do Brainstorm9. Eu fiz isto, mas tive que voltar atrás, porque infelizmente muitas agências ainda não sabem como anunciar em blogs e acabam colocando suas fichas em publicidade nos grandes portais e no Adwords. Meus blogs estão prontos, com a audiência crescendo a cada mês, mas eu não consigo ficar parado. Agora estou me dedicando integralmente a um projeto que vai ser incrível e, em breve, eu te conto mais.

 

 

Visão Panorâmica – E em relação a blogosfera política. Como você encara a atuação dos blogs políticos atualmente? É possível gerar interesse numa população sabidamente desinteressada pelo assunto e, com isso, atingir um nível de relevância e penetração como vemos na Europa e nos EUA, por exemplo?

Nick Ellis – Mais do que possível; isso é necessário. É essencial que se discutam todos os aspectos, denúncias e possíveis falcatruas dos candidatos ou seus assessores e aliados, pois os blogs e as redes sociais podem funcionar como um elemento decisivo na busca pela ética na política. Ainda bem que nós temos muitos blogueiros e jornalistas inteligentes e preparados nesta área.

 

 

Visão Panorâmica – Você é um blogueiro experiente e premiado internacionalmente. Como vê as tentativas, cada vez mais freqüentes, de ingerência do Estado na liberdade de expressão das empresas de mídia e do cidadão através do uso do Judiciário como ferramenta censora?

Nick Ellis – Se a minha opinião vale alguma coisa; ela é esta: eu sou totalmente contra qualquer tipo de censura ou restrição de imprensa, Internet ou qualquer coisa que o valha. Posso discordar totalmente de todas as opiniões da certa revista semanal, mas não posso concordar com censura de nenhuma espécie que impeça esta revista de chegar às bancas. Se houver difamação, que o veículo responda por isto em juízo, o que não pode é querer censurar de maneira arbitrária. Se a sociedade permitir este tipo de coisa, está abrindo as portas para a volta da terrível ditadura sangrenta que nos castigou nos anos 60, 70 e começo dos 80.

Visão Panorâmica – Ainda sob esse aspecto, você teve conhecimento do Movimento Blogueiros Progressistas? Leu o manifesto? Como você encara esse movimento? Não acha que para representar uma classe inteira, como aparentemente foi pretendido, não deveria haver a presença de mais visões político-sociais e não nos limitarmos a um evento de apenas uma corrente política? Afinal, como apresentar um documento que pretende ser um marco sobre os anseios de toda uma classe ouvindo apenas aqueles que têm uma determinada visão? Ainda mais, quando sabemos que o evento foi financiado por entidades ligadas diretamente ao governo e a um único partido político?

Nick Ellis – Sinceramente não li este manifesto, não sei do que se trata. Sou contra qualquer tentativa de representatividade de blogueiros enquanto classe. Nós não somos uma classe, somos só pessoas que escrevem sobre assuntos diferentes em seus blogs, no Twitter e no Facebook. “Se hay gobierno, soy contra”.

 

Aprovação de Lula

 

Visão Panorâmica – Nas eleições de Outubro há uma gama enorme de candidatos e visões políticas. Qual a sua impressão sobre a política nacional e essas eleições? Diga também a que você atribui a aparente desconexão da população com essas variadas vertentes e a insistência na tese do plebiscito PT versus PSDB?

Nick Ellis – Vamos combinar que a Dilma já ganhou, mas eu gostaria que a disputa fosse pro segundo turno para que a discussão continuasse. A candidata do PT pegou emprestado o carisma do Presidente Lula e está surfando a onda. Nos debates, sua confiança é visível, e nem as eventuais escorregadas parecem incomodar.

Nestas eleições votarei na Marina e no PV mais por falta de opções do que por convicção pessoal, mas lendo o programa da candidata sinceramente vejo propostas mais interessantes do que as da Dilma e Serra. Estou profundamente decepcionado com os dois candidatos, apesar das tentativas de serem simpáticos no Twitter. E acho que a Marina pode chegar no segundo turno se o Serra insistir em fazer a campanha errada.

 

 

Visão Panorâmica – Recentemente houve um debate sobre a formação de uma entidade, semelhante a um sindicato ou associação, que representasse os blogueiros e oferecesse assessoria jurídica em momentos críticos. Aparentemente, a iniciativa deu em nada. Por que é tão difícil para os blogueiros encararem-se como profissionais e perceberem a necessidade de uma entidade de classe que elimine a principal fraqueza da blogosfera que é a falta de recursos sem, no entanto, limitar a sua principal força que é a individualidade?

Nick Ellis – Como eu disse, sou contra este tipo de entidade. O blogueiro é um individual, não deve ser encarado como um coletivo. O que ele escreve no seu blog ou redes sociais é a sua opinião, como é possível juntar vários blogueiros em um coletivo? Não sei porque penso assim, deve ter sido porque li muito Kafka e Orwell quando era criança.

 

 

Visão Panorâmica – No seu blog você encara uma realidade terrível de nosso país quase diariamente. A pesada carga de impostos faz com que os produtos que você prospecta para informar aos seus leitores, quando vendidos aqui, muitas vezes fiquem fora do alcance da maioria da população. A blogosfera pode ter um papel importante na reversão dessa realidade? Como?

Nick Ellis – Isso é a minha maior tristeza. Saber que 98% dos leitores do Digital Drops comprariam produtos no site (dados de pesquisa interna), e não posso vender porque custa muito caro. Este é o tipo de mobilização que vale a pena, é muito melhor se mexer para mudar esta realidade pressionando os políticos através de abaixo assinados e protestos com hashtags nas redes sociais.

 

Lula no Muro das Lamentações

 

Visão Panorâmica – Qual a sua opinião a respeito do voto facultativo? Você acha que ele melhoraria a qualidade dos políticos e depuraria os partidos ou acabaria se transformando numa espécie de ameaça a democracia?

Nick Ellis – Sou totalmente a favor do voto facultativo. Não conseguiu mobilizar seu eleitor para ir votar, não merecia o voto para começo de conversa. Também sou a favor do voto distrital e do parlamentarismo, mas pra isto teríamos que ter outro congresso. Sinceramente estou enojado de ver a cara destes políticos nesta lixeira eleitoral na qual transformaram a minha cidade.

 

 

Visão Panorâmica – O que você pensa sobre temas como o aborto, a união estável homossexual, o controle da mídia e da Internet pelo governo e o relacionamento do país com ditaduras e governos totalitários?

Nick Ellis – Sou a favor do aborto, da união entre pessoas do mesmo sexo, radicalmente contra o controle da mídia e da Internet pelo governo ou por quem quer que seja. Espero que a gente nunca mais tenha que enfrentar uma ditadura, foi um atraso e um retrocesso muito grande na história do nosso país.

 

 

Visão Panorâmica – Deixe um recado para os leitores.

Nick Ellis – Queria agradecer ao Arthurius pela oportunidade de falar sobre assuntos do qual eu não lido diariamente, mas que acompanho com grande interesse. Foi um prazer responder estas perguntas para vocês, e sempre que precisarem é só falar.

 

 

*******************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A VISÃO POLÍTICA D BLOGOSFERA – NICK ELLIS – DIGITAL DROPS.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Prefeitura lança programa de apoio às transexuais

Iniciativa da cidade de São Paulo oferece bolsa para as mulheres trans estudarem, ajudando a afastá-las da prostituição e da violência das ruas A Prefeitura de São Paulo escolheu o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira 29, para lançar o programa Transcidadania. Fruto de uma articulação entre secretarias (Direitos Humanos, Educação, Saúde, Assistência ...