A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LEANDRO LOSS – BLOG QUE FASE.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

Entrevista Panorâmica - Leandro Loss - Que Fase

 

 

A entrevista de hoje é com o blogueiro Leandro Loss, editor do Blog Que Fase. Uma visão crítica e bem humorada da própria vida e do mundo que o cerca tornam o blog do Leandro uma leitura obrigatória para quem gosta de coisas sérias tratadas com sarcasmo, hilaridade e muito talento.

Leitor do Visão Panorâmica de longo tempo, Leandro sempre se mostrou seguro e crítico em suas opiniões e, acima de tudo, uma mente extremamente aberta e lúcida para a realidade política nacional. Mesmo ao discordar de ou de outro ponto de vista em meus artigos, sempre mostrava opiniões embasadas em fatos e em convicções próprias.

Uma voz que vale a pena ser ouvida por aqui.

Leiam e comentem.

 

Que Fase

 

***************************

 

A Visão Política da Blogosfera - Leandro Loss - Que Fase 

Visão Panorâmica – Como você encara a política brasileira hoje e quais as suas impressões sobre a eleição que está por vir e o futuro do próximo governo? Cite pontos em que você ache relevante uma intervenção maior do Estado e diga o porque.

Leandro – Infelizmente, aos meus olhos, no Brasil existe muito mais politicagem do que política. Esse tipo de atitude (negativa) prejudica o país como um todo, pois são colocados a frente do interesse nacional os interesses pessoais. Basta observar a quantidade exorbitante de fraudes e desvios de verbas públicas em benefício de alguns políticos “renomados”, casos de nepotismo, atos secretos e muitas outras ações indignas que vemos por ai.

Como de costume, as eleições são um show. Está mais para um show de horror, mas ainda é um show que apresenta mentiras descaradas e promessas vazias. As propostas em geral não são aprofundadas e não se sabe dos detalhes de como essas ações serão implantadas.

Dizer que um ponto é mais importante do que outro é, no mínimo, ser injusto, todavia algumas áreas são prioritárias. Educação de qualidade, desde o nível fundamental até a pós-graduação é de extrema importância. O problema dessa “bandeira” é que os resultados irão aparecer somente daqui a 10 ou 15 anos e poucos políticos são sérios o suficiente para querer fazer isso. Outras áreas fundamentais para o país são segurança pública, saúde e transporte. Todos merecem ser tratados com cuidado e investimentos para o desenvolvimento dessas áreas.

 

 

Visão Panorâmica – Qual a sua visão em relação ao desejo, sempre manifestado pelo governo, de controlar a mídia e em especial a questão dos blogs frente à escalada de ações visando limitar a profundidade dos assuntos abordados na blogosfera; representada pelo cerceamento de diversos blogs nos últimos anos?

Leandro – Deve-se desconfiar desse tipo de ação. Na minha opinião, se alguém faz uma denúncia que traz alguma informação contra o governo (baseado em fatos concretos) e o governo tenta podar essa fonte, então é hora de acender uma luz amarela “no painel”. Vamos lembrar o nosso passado recente e ver que governos autoritários ganham espaço aos poucos e nas ações como essas.

 

Lula forever

 

Visão Panorâmica – Em sua opinião, seria interessante ter o apoio de uma entidade em questões ligadas ao direito autoral e outras questões jurídicas (numa forma geral)? Como analisaria a criação de uma “classe” ligada aos sindicatos de jornalistas ou a FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo) para abraçar os blogueiros profissionais e fornecer esse tipo de proteção?

Leandro – Não necessariamente. Talvez essa entidade pudesse ser uma ONG ou algo do gênero. Meu medo é que essa seja mais uma entidade que venha coletar associados e angariar fundos para proteger apenas uma parcela da comunidade digital. O ideal na minha opinião seria a própria justiça brasileira dar esse tipo de proteção às pessoas.

Visão Panorâmica – Como você encara a blogosfera política brasileira e quais questões você julga que ainda são abordadas de forma muito superficial por ela? O que poderia ser feito para mudar isso?

Leandro – Existem algumas iniciativas de transparência em alguns governos e isso é muito bom. O grande problema é que a Internet como um todo é utilizada pelos políticos apenas para fazer propaganda e autopromoção.

 

 

Visão Panorâmica – No seu dia a dia você percebe um maior interesse das pessoas de seu convívio em relação à política ou a informação a respeito desse assunto? O que acharia necessário para estimular esse interesse?

Leandro – Não, infelizmente o interesse pela política ainda é muito baixo. Mas é extremamente necessário o estimular a discussão política. Talvez o grande problema seja grande quantidade de desvios e escândalos sem a devida punição. Uma das maneiras de reverter esse quadro é com o cumprimento das leis e a punição aos corruptos. Depois disso, quando tivermos um tratamento sério desse assunto, talvez a população comece a se interessar mais pela política.

 

 

Visão Panorâmica – Como você encara a cooptação de entidades importantes como a UNE e as centrais sindicais que hoje se fartam com verbas públicas e deixaram de lado a crítica ferina e ativa aos maus costumes políticos brasileiros?

Leandro – Uma palavra deve resumir isso: hipocrisia. Quando se defende um tema ou uma idéia, essa defesa não deveria ser “moldada” pelos patrocinadores.

 

o dedo do Zé dirceu

 

Visão Panorâmica – Como blogueiro e como cidadão, você consegue perceber crescimento de relevância e de influência dos blogs (de uma forma geral) no cotidiano das pessoas de sua convivência?

Leandro – Infelizmente ainda não. Os blogs, por incrível que pareça, ainda não são tão difundidos quanto gostaríamos. Entre a comunidade dos blogueiros a discussão é calorosa e muito produtiva, mas a maioria dos cidadãos buscam apenas “diversão” na Internet.

 

 

Visão Panorâmica – Os blogs têm, na sua opinião, aumentado a participação do cidadão comum em questões que antes eram relegadas apenas à mídia? Caso positivo; essa participação tem sido traduzida por resultados práticos para a melhoria da forma de vida da população?

Leandro – Sim, uma vez que os blogs são independentes e permitem às pessoas expressarem suas próprias opiniões, sem se ater a uma organização. Esse tipo de manifestação é saudável e abre espaço para as pessoas se manifestarem. Eu considero difícil mensurar os resultados práticos, pois não existe um indicador específico para isso. Seria a mesma coisa que tentar mensurar o impacto de um livro na vida de uma pessoa. O livro ajuda? Provavelmente sim, mas depende do livro, da pessoa, do momento da vida dessa pessoa e assim por diante.

Visão Panorâmica – Mesmo ainda discriminados e sabendo-se que a blogosfera é tomada por uma enorme quantidade de lixo eletrônico, você acredita que o debate trazido à baila em alguns blogs pode realmente mudar a visão, enriquecer a opinião ou influenciar decisões e ações?

Leandro – Com certeza. Esse é (e deve continuar sendo) um espaço democrático e um campo fértil para a discussão. Mesmo se apenas uma pessoa conseguir ver um horizonte diferente e ter consciência da importância da atuação política, participação e discussão desses assuntos, eu acho que já valerá apena.

 

 

Visão Panorâmica – Deixe um recado para os leitores.

Leandro – Busquem, leiam, informem-se sobre o que está acontecendo. Tenham opinião formada (mas não engessada) sobre assuntos importantes como educação, saúde, transporte, segurança. Escolham um candidato sério, com a ficha limpa e com propostas concretas, independente do seu partido político. Mais do que isso; faça o seu papel de cidadão e após a eleição cobrem desse político ações dignas de representar você! Por último, mas não menos importante: seja honesto(a), é importante lembrar que os nossos políticos não vêm da Lua e nem de Marte, eles são as pessoas ao nosso lado, são gente brasileira assim como nós, iguais a nós.

 

 

***************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LEANDRO LOSS – BLOG QUE FASE.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Prefeitura lança programa de apoio às transexuais

Iniciativa da cidade de São Paulo oferece bolsa para as mulheres trans estudarem, ajudando a afastá-las da prostituição e da violência das ruas A Prefeitura de São Paulo escolheu o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira 29, para lançar o programa Transcidadania. Fruto de uma articulação entre secretarias (Direitos Humanos, Educação, Saúde, Assistência ...