A VISÂO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LUMA ROSA – BLOG LUZ DE LUMA.

ESN: 16675-080201-838850-87

Entrevista Panorâmica - Luma Rosa - Blog Luz de Luma

Hoje chega ao fim a nossa série de entrevistas com blogueiros sobre política e assuntos ligados a Blogosfera. Então, A Visão Política da Blogosfera traz a blogueira Luma Rosa, editora do Blog Luz de Luma.

Abordando assuntos diversos em seu blog, Luma mostra uma opinião bem formada sobre vários aspectos da vida e da realidade que nos cerca. Crítica e sempre disposta a mostrar caminhos que nos levem a uma melhoria das relações interpessoais, Luma tempera com muita emoção e racionalidade (que ao invés de antagônicos tornam-se fatores complementares em sua visão) suas análises sobre os mais diversos aspectos da vida.

Luma é, antes de qualquer coisa, uma grande incentivadora do pensamento crítico e da cidadania como forma de combate às mazelas de nossa nação.

Leiam e comentem.

Luz de Luma

**********************

A Visão Política da Blogosfera - Luma Rosa - Blog Luz de Luma

Visão Panorâmica – Como você encara a política brasileira hoje e quais as suas impressões sobre a eleição que está por vir e o futuro do próximo governo? Cite pontos em que você ache relevante uma intervenção maior do Estado e diga o porque.

Luma – Numa visão geral, o Brasil melhorou muito nos últimos 20 anos com a reconquista do capital financeiro internacional e foi com a garra do povo que lutou por sua sobrevivência ao passar por vários planos econômicos. Mas antes disso brigamos pela redemocratização do país no movimento das “Diretas, já!” e afastamos um presidente, quando Collor sofreu impeachment. Depois o povo se acomodou ou se deixou levar por promessas de desenvolvimento e pouco investimento em infra-estrutura.

O governo atual veicula a informação de que uma nova classe média se formou, advinda de grupos de baixa renda que acessam a Internet e compram tecnologia (computadores e celulares), uma forma de iludir, pois se podem comprar, podem também opinar – aí mora o perigo, porque não se constrói o homem tirando dele o seu ser “político”. Entendo isto como um cala boca que o ignorante só abre para dizer: “Rouba, mas faz”. Basicamente são essas pessoas que decidirão o futuro do país – Antigamente comprava-se votos de outro modo e hoje as pessoas não compreendem que como são manipuladas.

Muita sujeira ainda virá à tona nesta eleição, principalmente o envolvimento do governo Lula com mais casos de corrupção, porém o “Cala a boca” acima está presente e muita gente comprometida com o sistema ou que criaram uma dependência patriarcal com esse governo. Qualquer um dos dois candidatos que estão à frente da corrida presidencial fará um bom governo, assim como o Lula fez. Queira ou não, Fernando Henrique Cardoso deixou a cama pronta. O único perigo que Dilma representa é continuar com o projeto do PT, um projeto simbiótico do Estado e governo, nos levando para o socialismo.

Dentro da Teoria Constitucional e Ciência Política, a intervenção do Estado sempre será necessária nos âmbitos econômicos, sociais e culturais. No Estado contemporâneo falamos em “Estado de Bem-estar”, onde os poderes públicos passam a financiar ou prover diretamente à sociedade com prestação de serviços, suprindo carências da iniciativa privada ou da própria sociedade. Nesta situação o Estado é quem determina limites e restrições a outros direitos – as competências dos poderes públicos e os direitos dos indivíduos são interpretados dentro da perspectiva de solidariedade, não mais individualmente – Como escreveu Canotilho “A liberdade é inconcebível sem o elevado grau de solidariedade e igualdade social” – Portanto, a intervenção do Estado merece destaque apenas quando é para promover o social, já que todo o resto – principalmente o desenvolvimento econômico, pouco depende de diretrizes governamentais para o resultado final – o plano real, por exemplo, só deu certo porque a população em peso ajudou a colocá-lo em prática. O mérito é todo do povo. Sem o apoio popular nenhuma medida governamental dará certo. Até mesmo as leis, não é? Tem lei que pega, tem lei que não pega…

metendo a mão na coisa pública

Visão Panorâmica – Qual a sua visão em relação ao desejo, sempre manifestado pelo governo, de controlar a mídia e em especial a questão dos blogs frente à escalada de ações visando limitar a profundidade dos assuntos abordados na blogosfera; representada pelo cerceamento de diversos blogs nos últimos anos?

Luma – Essa turma de esquerda que está no poder sofreu grande influência do filósofo Louis Althusser, que achava que o Estado deveria ter um conceito mais abrangente de controle do pensamento coletivo. Este governo é lunático, pois vivemos em outra era. Ele pode espernear, atacar, desejar… mas ainda temos a liberdade de expressão e os blogues como fonte de mídia alternativa presentes no mundo todo. Como cidadão comum, o blogueiro tem que ser consciente de sua responsabilidade e acho normal um processo contra blogueiro ou mesmo contra jornalista, só que o blogueiro não tem quem o proteja – e não deve incorrer no erro – a lei é feita para todos os cidadãos e crimes contra a honra, blogueiros ou não, devem ser punidos. Outro cuidado a ser tomado antes de veicular matérias é checar a fonte. Para estes dois casos já temos leis e não haveria necessidade de uma nova lei, a não ser outro ponto da PL 7131/2010 que não concordo – ter o blogueiro registro no site do governo – Registro.br.

Visão Panorâmica – Em sua opinião, seria interessante ter o apoio de uma entidade em questões ligadas ao direito autoral e outras questões jurídicas (numa forma geral)? Como analisaria a criação de uma “classe” ligada aos sindicatos de jornalistas ou a FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo) para abraçar os blogueiros profissionais e fornecer esse tipo de proteção?

Luma – Apoio qualquer evolução do pensamento jurídico e promoção da cultura de respeito do direito autoral, mas até que não se decida definitivamente se jornalista precisa ou não de diploma, como proceder na hora de uma inscrição na FENAJ? Já que a própria sigla diz: Federação Nacional de Jornalismo. Se eles abraçassem os blogueiros seria muito bom, não no sentido de agrupar um “lote” de blogueiros, mas no sentido de dar apoio em casos de controvérsias jurídicas, por exemplo. Essa federação é filiada ao Apijor (Associação de direitos autorais dos jornalistas brasileiros) que possui um excelente departamento jurídico e isto já é um bom motivo para união de forças.

Visão Panorâmica – Como você encara a blogosfera política brasileira e quais questões você julga que ainda são abordadas de forma muito superficial por ela? O que poderia ser feito para mudar isso?

Luma – Simbolicamente a blogosfera política é formada por cidadãos ativos e conscientes politicamente com conteúdo opinativo e muito bem comentado. Às vezes encontro blogues que colam notícias/comentários de blogues de jornalhões. Isto é muito chato! Pois se quero ler apenas a notícia, corro para os jornais. Blogueiro tem que ter opinião sobre o conteúdo que ele escreve em respeito também àqueles leitores que começaram agora a acessar a Internet e a se interessar por política. Os novos interessados em política sentem uma certa dificuldade de compreensão da máquina e outro fator, deste copia e cola, banaliza o ato de plágio e vai contra a ética blogueira.

Fidelidade Partidária

Visão Panorâmica – No seu dia a dia você percebe um maior interesse das pessoas de seu convívio em relação à política ou a informação a respeito desse assunto? O que acharia necessário para estimular esse interesse?

Luma – Convivo com pessoas que gostam de política e dependem dela, mesmo que indiretamente no campo profissional. Então o interesse é proporcional aos interesses do meio em que ela vive e depende de suas necessidades. Para estimular o brasileiro a fazer algo, você tem que dizer para ele, você vai ganhar muito dinheiro com isto (rs*). No caso da política, não é muito diferente! Você perde muito com uma má escolha.

Visão Panorâmica – Como você encara a cooptação de entidades importantes como a UNE e as centrais sindicais que hoje se fartam com verbas públicas e deixaram de lado a crítica ferina e ativa aos maus costumes políticos brasileiros?

Luma – A UNE pegou o caminho mais curto ao ter acesso às verbas oficiais e o trabalhador virou massa de manobra para essas entidades que só se manifestam em função das manobras políticas, com fundo eleitoreiro para execrar algum adversário político. Exemplo, dia 23/09 o PT convoca um ato contra o “Golpismo da mídia” e quais entidades e partidos estarão presentes? UNE, CUT, PCdoB, PSB e PDT. Acontecimento que tem por intuito jogar areia nos olhos da sociedade, acusar a mídia e descredibilizar o jornalismo profissional em função dos últimos acontecimentos envolvendo o lobismo na Casa Civil.

Visão Panorâmica – Como blogueiro e como cidadão, você consegue perceber crescimento de relevância e de influência dos blogs (de uma forma geral) no cotidiano das pessoas de sua convivência?

Luma – Infelizmente a blogosfera ainda não é levada muito a sério e até mesmo dentro do seu próprio meio, suas manifestações são ironicamente criticadas – Revolução de Sofá, assim se referem. As minhas iniciativas dentro da blogosfera foram além dos limites virtuais e talvez por isso tenha afetado o cotidiano das pessoas da minha convivência. Um desses momentos foi a blogagem coletiva “Contra a pedofilia em defesa da infância” ao qual encaminhei ao Senador Magno Malta a lista dos 285 participantes como se fosse um abaixo-assinado, com pedido para que ele instaurasse uma CPI da Pedofilia. Ele seguiu em frente e estamos aí com um político à frente da causa.

O Chamado das Urnas

Visão Panorâmica – Os blogs têm, na sua opinião, aumentado a participação do cidadão comum em questões que antes eram relegadas apenas à mídia? Caso positivo; essa participação tem sido traduzida por resultados práticos para a melhoria da forma de vida da população?

Luma – A mídia tradicional já se incomodou muito com os blogues, mas com o advento de outras formas de mídia independente, ou melhor, com a web colaborativa (web 2.0) a convivência se tornou mais pacífica. Numa alusão aos blogues, as colunas de jornais ganharam comentários e muitos portais abriram espaço para o cidadão comum: Jornalismo Cidadão e Leitor-repórter. O cidadão passou a ter mais participação, mais senso crítico, opinião e voz ativa. Vai dizer, se não foram os blogues que induziram essa mudança.

Visão Panorâmica – Mesmo ainda discriminados e sabendo-se que a blogosfera é tomada por uma enorme quantidade de lixo eletrônico, você acredita que o debate trazido à baila em alguns blogs pode realmente mudar a visão, enriquecer a opinião ou influenciar decisões e ações?

Luma – A mídia tradicional tendia a subjugar a capacidade do cidadão de fazer julgamentos racionais daquilo que ela veiculava e hoje estes mesmos cidadãos publicam informações em seus blogues. Antigamente um morador de periferia dificilmente lia um jornal e hoje em qualquer lan house, mesmo que acesse lixo, ele pode indiretamente ser atingido por um conteúdo que também veicula informação. Este cidadão pode interagir com novas pessoas, discutir uma publicação ou até mesmo levar um puxão de orelhas de quem ele nem conhece para que se informe mais. Estamos na era da informação, oras!

Visão Panorâmica – Deixe um recado para os leitores.

Luma – Quero agradecer a oportunidade da entrevista e deixar uma frase para reflexão: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam”. (Arnold Toynbee)

************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A VISÂO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LUMA ROSA – BLOG LUZ DE LUMA.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Prefeitura lança programa de apoio às transexuais

Iniciativa da cidade de São Paulo oferece bolsa para as mulheres trans estudarem, ajudando a afastá-las da prostituição e da violência das ruas A Prefeitura de São Paulo escolheu o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira 29, para lançar o programa Transcidadania. Fruto de uma articulação entre secretarias (Direitos Humanos, Educação, Saúde, Assistência ...