A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – WANDER VERONI – CAFÉ COM NOTÍCIAS.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

Entrevista Panorâmica - A Visão Política da Blogosfera - Wander Veroni

 

Dando seqüência a nossa série de entrevistas com blogueiros, “A Visão Política da Blogosfera”, hoje trago para você o Wander Veroni – editor do Café Com Notícias – um blog que é uma verdadeira revista eletrônica, abordando com propriedade assuntos relacionados ao estado de Minas Gerais e ao Brasil. Wander é jornalista pós-graduado em rádio e TV pela UNI-BH e tem vinte e cinco anos.

Figura simpática, sempre aberto a um bom papo, Wander trata assuntos relevantes em seu blog com uma perspectiva bem definida e um talento peculiar. O sucesso merecido e conquistado graças a este talento; confere a Wander um olhar crítico e bem estabelecido, além de uma opinião fundamentada solidamente, o que o torna um excelente debatedor e uma fonte de boas entrevistas.

Uma voz que vale a pena ser ouvida e um profissional que sempre nos recebeu de braços abertos.

Leiam e comentem.

 

Café Com Notícias

 

********************************

 

A Visão Política da Blogosfera - Wander Veroni - Café Com Notícias 

Visão Panorâmica – Como você encara a política brasileira hoje e quais as suas impressões sobre a eleição que está por vir e o futuro do próximo governo? Cite pontos em que você ache relevante uma intervenção maior do Estado e diga o porque.

Wander – Difícil não cair no senso comum de que a política brasileira está ruim e que precisa melhorar muito para chegarmos no ponto onde os nossos representantes valorizem o cargo e respeitem mais a sociedade. Mas, no entanto, temos algumas coisas que funcionam e outras que precisam ser melhoradas. A eleição é um momento importante para a sociedade fazer essa mudança, principalmente nos cargos do legislativo.

Confesso que estou muito desgostoso com a eleição 2010, principalmente pela falta de proposta dos candidatos apresentados ao cargo executivo. Por isso sou a favor do voto nulo como forma de protesto, em alguns casos. Temos que acabar com essa mania de votar no menos pior. Você contrataria um funcionário menor pior quando se pode abrir outro processo seletivo para encontrar um outro mais preparado? O Estado intervém de maneira correta nas eleições. Não é à toa que temos um dos pleitos mais organizados do mundo. A única coisa que acredito que deveria mudar era o horário político e as campanhas. Nada de publicidade, só debate. Além disso, proibir essa quantidade absurda de candidatos (e vagas) a deputado estadual, federal e senado. Não há necessidade para isso tudo.

 

 

Visão Panorâmica – Qual a sua visão em relação ao desejo, sempre manifestado pelo governo, de controlar a mídia e em especial a questão dos blogs frente à escalada de ações visando limitar a profundidade dos assuntos abordados na blogosfera; representada pelo cerceamento de diversos blogs nos últimos anos?

Wander – Medo daquilo que não conseguem domar. A Internet é dinâmica e não adianta vetar, pois o pensamento político vai estar em debate nos blogs, fóruns e outras tantas redes sociais. O negócio é usar esse espaço, aparentemente livre, para promover ideias e não ficar apenas no denuncismo vazio e publicitário.

 

Voto Obrigatório

 

Visão Panorâmica – Em sua opinião seria interessante ter o apoio de uma entidade em questões ligadas ao direito autoral e outras questões jurídicas (numa forma geral)? Como analisaria a criação de uma “classe” ligada aos sindicatos de jornalistas ou a FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo) para abraçar os blogueiros profissionais e fornecer esse tipo de proteção?

Wander – Acho difícil, mas não impossível. Sei que vou gerar polêmica com esse meu comentário, mas hoje a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) faz muito mais pelos jornalistas do que os sindicatos e a própria FENAJ. Os jornalistas precisam se unir mais a respeito de regulamentar a profissão e, desse modo, a sociedade possa cobrar da imprensa do mesmo jeito que cobra de um médico ou advogado quando eles erram, por exemplo. Uma sociedade que aceita um jornalista sem diploma é a mesma que aceita um médico curandeiro charlatão, pois ambos não estão preparados para exercer a profissão com excelência e plenitude. Mas é um debate a se pensar: a liberdade de expressão de ideias e de produção de conteúdo também deve sem ampliada aos blogueiros, porque não? Direitos e deveres, sempre.

 

 

Visão Panorâmica – Como você encara a blogosfera política brasileira e quais questões você julga que ainda são abordadas de forma muito superficial por ela? O que poderia ser feito para mudar isso?

Wander – Quando falamos em blog estamos falando em opinião e, nem sempre, na informação. É natural que os blogs defendam determinadas visões, independente do maniqueísmo de achá-las boas ou ruins. No mais, a blogosfera política serve de ponto de apoio para o debate de temas que muitas vezes a grande imprensa não trata, e isso é o que mais acrescenta para o público.

 

 

Visão Panorâmica – No seu dia a dia você percebe um maior interesse das pessoas de seu convívio em relação à política ou a informação a respeito desse assunto? O que acharia necessário para estimular esse interesse?

Wander – Infelizmente, não. São poucas as pessoas que querem saber (ou entender) sobre política. Geralmente, ficam por dentro dos últimos escândalos, e não da política em si. O que falta é um sistema educacional que valorize disciplinas de formação de opinião e, principalmente, que valorize a interpretação textual. A grande dificuldade do brasileiro hoje é a interpretação. Se não sabem interpretar, dificilmente terão interesse para buscar conhecimento ou a entender um determinado tema com mais profundidade.

 

Ficha Suja

 

Visão Panorâmica – Como você encara a cooptação de entidades importantes como a UNE e as centrais sindicais que hoje se fartam com verbas públicas e deixaram de lado a crítica ferina e ativa aos maus costumes políticos brasileiros?

Wander – Com muita tristeza. Alguns sindicatos e entidades de classe perderam o foco inicial de luta para virar organizadores de greve e manifestações que nada contribuem para o debate político ou que traga uma real mudança de pensamento social.

 

 

Visão Panorâmica – Como blogueiro e como cidadão, você consegue perceber crescimento de relevância e de influência dos blogs (de uma forma geral) no cotidiano das pessoas de sua convivência?

Wander – Sim, hoje os blogs e o Twitter são meios de formação de opinião e informação. É muito interessante observar que a grande mídia se pauta na Internet para muitos assuntos como comportamento, política, etc., pois o debate de alguns temas está neste espaço.

 

 

Visão Panorâmica – Os blogs têm, na sua opinião, aumentado a participação do cidadão comum em questões que antes eram relegadas apenas à mídia? Caso positivo; essa participação tem sido traduzida por resultados práticos para a melhoria da forma de vida da população?

Wander – As redes sociais, de um modo geral, enfatizaram algo que já existia há muito tempo, mas que alguns "dinossauros do jornalismo" evitavam: o público participa do processo de produção noticiosa. O jornalista hoje é um organizador de conteúdo, e não mais produtor. Claro, ele também produz, assim como o cidadão comum. E essa parceria entre público e imprensa traz vários ganhos, pois a mídia é usada a favor da sociedade e da circulação de informação.

 

Políticos

 

Visão Panorâmica – Mesmo ainda discriminados e sabendo-se que a blogosfera é tomada por uma enorme quantidade de lixo eletrônico, você acredita que o debate trazido à baila em alguns blogs pode realmente mudar a visão, enriquecer a opinião ou influenciar decisões e ações?

Wander – Não acredito que haja lixo apenas na web. Na Internet, é o público que escolhe aquilo que quer ver. Há lixo na mídia impressa, no rádio, na TV…enfim…cabe ao internauta saber pesquisar aquilo que realmente vale a pena. Na Internet, você é aquilo que você clica, não tem desculpa. Por uma palavra-chave nos buscadores é possível fazer uma pesquisa útil ou inútil. E isso vai da cabeça de cada internauta. No mais, acredito sim que os blogs são um fenômeno de comunicação, assim como o Twitter, pois ambos trazem o conteúdo como principal tônica, diferente das outras redes sociais. Não sei se pode mudar a visão do público, mas que ajuda ao internauta perceber que um mesmo fato pode ter várias visões diferentes, isso ajuda.

 

 

Visão Panorâmica – Deixe um recado para os leitores.

Wander – Bom, o recado que deixo aos leitores é que pesquisem muito bem seus candidatos nestas eleições. Além disso, valorizem mais o voto nos cargos do legislativo, como deputado estadual, federal e senador. Se você não sabe o que faz cada um, pesquise. Pois são esses cargos que criam leis que podem mudar radicalmente a sua vida. Pense nisso!

 

 

*******************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – WANDER VERONI – CAFÉ COM NOTÍCIAS.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...