Ministério da Pesca e Aquicultura realiza capacitação de gestores de empreendimentos

O Ministério da pesca e Aquicultura (MPA) está realizando em Recife o último encontro dos cinco que aconteceram por todas as regiões do Brasil para avaliar as diretrizes e prioridades para atuação de trabalho esse ano relacionado às questões da Política Territorial da Pesca e Aquicultura.

A capacitação de gestores de empreendimentos é mais uma atividade contida no Convênio do MPA com o Instituto de Assessoria para ao Desenvolvimento Humano (IADH). Seu conteúdo principal é a formação de novas lideranças que possam ser parceiras do MPA na construção do desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca nos territórios apoiados.

Os conteúdos da capacitação são muito amplos, mas com foco na construção de homens e mulheres que possam exercer um novo tipo de liderança na gestão das infra-instrutoras de apoio ao setor. A formação inicia com a análise do Setor Pesqueiro, pois na medida em que compreendem as suas características e a importância do aumenta a auto-estima dos participantes.

O curso discuti ainda o papel e a importância dos empreendimentos para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva territorial e que a sustentabilidade do empreendimento está na articulação em rede e não na ação isolada. Este conteúdo acaba puxando outro, que é o papel e o compromisso dos gestores dos empreendimentos, tanto com suas comunidades, com o setor e com os recursos públicos.

O MPA vem realizando um grande esforço de inclusão social de pescadores (as) artesanais e aquicultores (as) familiares na dinâmica econômica, social, cultural e política do setor e do pais, apoiando sua participação na gestão social de planos, programas, projetos e ações com eles relacionados.

Foram desenvolvidos cinco cursos com duração de três dias e média de quarenta participantes. Os cursos foram realizados em Manaus (Região Norte); Rio de Janeiro (Regiões Sudeste e Sul); Natal (MA, PI, CE, RN, PB); Brasília (região Centro Oeste); e Recife (PE, AL, SE, BA).

MPA

Cerca de Tanesi

Além disso, verifique

Com horário de verão, SP economiza o equivalente à demanda de Osasco

SÃO PAULO – O horário de verão 2014-2015, que termina à meia-noite de sábado, 21, resultou na economia de aproximadamente 139 GWh na área de concessão da AES Eletropaulo. De acordo com a distribuidora de energia que atende 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o montante é suficiente para cobrir a demanda por ...