Guardas municipais em formação realizam treinamento de Atendimento Pré-hospitalar em Santana de Parnaíba

Prestes a se tornarem integrantes efetivo da Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba, a décima quarta turma da GMC em formação participou, no último dia 28 de janeiro, da aula final do curso de Atendimento Pré- hospitalar. No dia, foi realizada uma simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas (AM-UV) na Avenida Pérola Byington, no bairro Colinas da Anhanguera.
Ministrado por um tenente da Reserva do Corpo de Bombeiros, o curso, de 40h/ aula, abordou toda a rotina de um atendimento pré-hospitalar – atividade destinada às vitimas de traumas em acidentes domésticos e industriais, acidentes de trânsito, violência urbana e outros.
Por meio do curso, os guardas municipais tornaram-se aptos a realizar manobras de salvamentos,visando à retirada das vítimas de uma situação agressiva, removendo-as para uma área adequada e possibilitando, dessa forma, o atendimento médico.
No dia do simulado, que contou com a presença do comandante da GMC Luis Carlos da Rocha, foram utilizados um ônibus e um caminhão-pipa cedidos pela Secretaria Municipal de Serviços Municipais, viaturas de apoio e uma unidade de resgate, cedida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Já o método de triagem escolhido para a simulação foi o S.T.A.R.T (Simple Triage and Rapid Treatment), sistema de triagem inicial que classifica as vítimas por critérios de gravidade, por meio de cores, uma vez que a Guarda Municipal geralmente é a primeira a chegar ao local do ocorrido.
Para deixar a cena mais realista, alguns guardas que se passaram por vítimas, foram pintados com catchup e anticéptico tópico do tipo Povidine, além de representarem, tipos diferentes de vítimas.
Com rapidez, os guardas tomaram suas posições e deram início ao procedimento, como se fosse uma cena real. Enquanto uma equipe isolava o local do acidente, outras equipes atendiam as vitimas de acordo com os procedimentos aprendidos em sala de aula, como análise da vítima primária e secundária.
Plenamente satisfeito com a atuação dos alunos, o comandante da Guarda Municipal Luis Carlos da Rocha acredita que, com esse treinamento, a morte de um envolvido em acidente pode ser evitada.
“Buscamos aprimorar nossos conhecimentos para poder dar todo suporte básico ao acidentado. A nossa maior intenção é de que a vítima tenha um atendimento imediato até que o resgate chegue, já que foi constatado que a guarda comunitária é sempre a primeira a chegar ao local. Ao darmos esse suporte, conseguimos, algumas vezes, evitar mortes”, concluiu.

Infra-Estrutura da GMC

Desde que foi criada, há 10 anos, a GMC não deixa de receber investimentos da administração pública. Com gastos de 10 milhões anuais, a corporação, que se se tornou como modelo de policiamento – sendo a única na região que oferece cursos de guardas comunitários para as cidades vizinhas – recebeu um prêmio que a coloca entre as 10 melhores guardas comunitárias do Brasil, dentre 880 que concorreram. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 372 integrantes e mais 70 em formação, cuja formatura acontecerá no início do mês de março. São 26 viaturas caracterizadas, 06 motos, 04 viaturas descaracterizadas, 01 unidade móvel, 01 canil, 1 setor de apoio ambiental e uma banda marcial.
De acordo com o comandante, a GMC vai passar a contar, ainda, com um Pelotão de Trânsito. “Como nossa região está crescendo muito, teremos um pelotão de trânsito. Homens destacados para esse departamento atuarão 24 horas na fiscalização do trânsito nos bairros Centro, Fazendinha, Alphaville e Tamboré”.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Vendedor (a) – Qualy Cestas Express – Santana de Parnaíba, SP

Atuar no setor de vendas, manutenção dos clientes antigos, buscar novos clientes, cobrar e acompanhar os pedidos. Experiência com vendas e de prefêrencia com...
De Indeed - 18 Jul 2013 13:34:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Santana de Parnaíba