Prefeitura de Santana de Parnaíba amplia cursos de qualificação profissional e geração de renda

Preocupada em atender às necessidades da população de Santana de Parnaíba na área do emprego, a Prefeitura local oferece diversos cursos de qualificação profissional e geração de renda, que são ministrados nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (veja os endereços de cada uma delas na tabela abaixo). E para implementar os projetos já existentes, a municipalidade realiza, neste mês de janeiro, vários cursos rápidos, com o intuito de promover o aperfeiçoamento profissional dos moradores da cidade.

Com foco no atendimento dos munícipes contemplados, principalmente, pelos programas federais, como Renda Cidadã e Bolsa Família, os cursos rápidos são voltados a vários setores profissionais. São eles: manicure e pedicure, técnicas de maquiagem, embelezamento de cabelo afro, garçom, panificação, confecção de bijuterias e preparação de salgados.

Esses cursos estão sendo oferecidos nas unidades da Assistência Social, em períodos diferenciados, de 10 a 20 de janeiro. Os seus participantes recebem todo o material (teórico e prático) necessário para fazê-lo. A carga horária total de cada curso é em torno de 20 horas. Estão sendo contemplados com esta iniciativa cerca de 300 pessoas, que foram divididas em 17 turmas, compostas por cerca de 20 alunos, cada uma.

Todos os cursos estão sendo ministrados por profissionais da CECOM – empresa sediada no município de São Paulo, contratada pela Prefeitura local, especialmente para o desenvolvimento deste projeto. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social Eduardo Carlos Fernandes, a implantação de cursos rápidos é uma medida que tem como intuito principal atender da melhor forma possível às necessidades da população da cidade. “Nem sempre os munícipes podem fazer cursos de longa de duração, o que acaba limitando as possibilidades de aperfeiçoamento profissional deles”, afirma Eduardo Fernandes.

O secretário ainda ressalta que esta iniciativa funciona como um complemento das ações já promovidas pela Assistência Social, que, além de possibilitar a geração de renda junto à comunidade carente da cidade, age em conjunto no resgate da auto-estima de seus participantes. “A nossa meta é realizar esses cursos rápidos ao longo do ano, tornando-os, assim, uma medida permanente”, comenta Eduardo Fernandes.

Um das participantes desta ação é a dona-de-casa Elaine Pereira Leite, de 42 anos, moradora do Parque dos Eucaliptos, que fez o curso de preparação de salgados no CRAS Fazendinha. “Esse curso é muito bom para complementar a minha renda, por isso que resolvi me inscrever. A minha intenção é fazer salgados para fora. Pretendo vendê-los no comércio da minha mãe, em São Paulo. A partir da semana que vem, já irei fazer uns testes. Estou bastante otimista e grata à Prefeitura por me dar mais essa oportunidade”, elogia Elaine, que também fez o curso rápido de técnicas de maquiagem.

Já o professor de gastronomia Fabiano Bueno, que ministrou o curso de preparação de salgados, considera a iniciativa municipal muito boa e uma possibilidade real de geração de renda aos seus participantes. “Embora o curso seja rápido, proporciona os conhecimentos fundamentais para quem deseja ingressar no ramo. Pois, fazer um bom salgado exige técnica, que é o que procuramos dar aos nossos alunos”, ressalta Fabiano.

Cursos permanentes

Além dos cursos rápidos, a população de Santana de Parnaíba conta com cursos permanentes e de longa duração, cuja média é de três a quatro meses. São eles: de bordado, tricô, crochê, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure, entre outros.

Estes cursos são oferecidos ao longo do ano, nas unidades da Secretaria de Assistência Social, e tem como finalidade também de proporcionar geração de renda para os moradores da cidade e o resgate de sua auto-estima.

É importante ressaltar, que os cursos são oferecidos conforme a demanda de cada unidade, que é detectada por meio de um levantamento feito junto aos membros de cada comunidade. Mais informações sobre novas inscrições e cursos devem ser obtidas na unidade da Assistência Social mais próxima de sua residência.

Projeto “Linha e Arte”

Outro projeto desenvolvido pela Assistência Social é o “Linha e Arte”, que oferece oficinas de corte e costura e crochê, onde são ministradas aos alunos técnicas de modelagem e costura, além de técnicas de crochê. Todo material didático é oferecido gratuitamente aos seus participantes, sendo que o método utilizado nas aulas é desenvolvido pelo SESI.

Atualmente, são atendidos por este projeto cerca de 70 pessoas, sendo 50 pessoas no corte e costura e 20 no crochê. É importante ressaltar que, ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão.

Os interessados em obter mais informações sobre o Projeto Linha e Arte devem se dirigir ao espaço, localizado à Rua Santa Cruz, 29, no Centro Histórico da cidade. Ou se preferir, entrar em contato no próprio local pelo telefone 4154-1031.

Endereços de todas as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social:

Locais Endereços Telefones
CRAS Fazendinha * Rua Lua Crescente, 97, Fazendinha 4156-3419
CRAS Cidade São Pedro * Av. das Conchas, 751, Cidade São Pedro 4156-4947
NAS Colinas da Anhanguera ** Rua João Batista Castanheto, 96, Colinas da Anhanguera 4157-2266
NAS Cururuquara ** Estrada Amador Bueno, 87, Cururuquara 4155-1280
CRAS “Casa das Famílias” Jardim Isaura * Av. Moacir da Silveira, 954, Jardim Isaura 4151-1679
NAS Jardim Itapuã ** Rua Limeira, 12, Jardim Itapoã 4705-3015

* CRAS: Centro de Referência da Assistência Social.

** NAS: Núcleo de Assistência Social.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Vendedor (a) – Qualy Cestas Express – Santana de Parnaíba, SP

Atuar no setor de vendas, manutenção dos clientes antigos, buscar novos clientes, cobrar e acompanhar os pedidos. Experiência com vendas e de prefêrencia com...
De Indeed - 18 Jul 2013 13:34:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Santana de Parnaíba