Estudantes e profissionais de saúde de Barueri iniciam curso ambiental

A quarta edição do curso Saúde e Meio Ambiente, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, teve início na quarta-feira, 6. O conteúdo é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde.

A nova turma assistiu à aula inaugural aplicada pelos educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Rosângela Paglia e Aparecido Pires de Castro. “Não tem como separar a saúde da questão ambiental; são áreas interligadas”, destacou Rosângela.

Até o final do ano será abordada, durante as aulas, a influência na saúde pública de aspectos ambientais, como resíduos hospitalares, recursos hídricos, poluição do ar, saneamento básico, arborização urbana e vigilância sanitária. Também estão previstas visitas técnicas à cooperativa de separação de lixo reciclável, Viveiro Municipal, Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia e Parque Ecológico do Tietê.

“O curso é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos”, comentou o aluno Antonio Carlos de Souza, formado em enfermagem e docência em saúde. Comissário de bordo aposentado, ele trabalha há 8 como voluntário na UBS do Jardim Paulista. “A área de saúde está sempre mudando e temos que acompanhar as evoluções”.

Entre os 50 inscritos no curso Saúde e Meio Ambiente há profissionais e estudantes de diversos segmentos como biomedicina, nutrição, enfermagem, assistência social, biologia, pedagogia, farmácia, vigilância sanitária, fisioterapia e outros.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa

Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celulite e gordurinhas localizadas, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. Adrenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e ...