Osasco – Saúde participa da IV Conferência Nacional de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Osasco participou da primeira plenária regional para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Rota dos Bandeirantes e Região dos Mananciais – realizada em 29 de abril, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.

Organizada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e parceiros intersetoriais, a conferência teve como objetivo a discussão da saúde mental na região; elaboração propostas e eleição de delegados, possibilitando a efetiva participação da região na III Conferência Estadual de Saúde Mental e na IV Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília.

A Secretaria de Saúde do município de Osasco, por meio da coordenação de Saúde Mental, propôs um debate público intersetorial para eleger, de forma democrática, propostas e diretrizes a serem encaminhadas, assim como a revisão das práticas assistenciais na lógica da Reforma Psiquiátrica e Sanitária.

O tema da Conferência foi “Saúde Mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, e teve três eixos estratégicos: Saúde Mental e Políticas de Estado; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial.

Compareceram ao evento mais de 300 pessoas, entre usuários, comissão organizadora, gestores, prestadores de serviços, servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes dos intersetores, entre outros. Estiveram presentes também secretários de saúde e representantes das cidades de Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Embu, Cotia, Taboão da Serra, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista.

Roberval Teixeira Vivot, coordenador dos Programas de Saúde Mental de Osasco, comenta que o evento foi realizado com sucesso, cumprindo todas as determinações regimentais propostas. “A realização da Plenária Regional, etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, é de suma importância para o avanço dos temas relacionados aos Programas e Políticas de Saúde Mental no Brasil”, ressaltou.

Após a apresentação dos eixos temáticos pelos palestrantes Sonia Barros, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Silvio Yassui, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis; Leonardo Pinho, representante da Economia Solidária; e o professor Antonio Lancetti, os participantes foram divididos em grupos de discussão por eixos, nos quais foram apresentadas as propostas para votação e posterior encaminhamento às plenárias estadual e federal. Foram eleitos os delegados representantes dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários dos serviços de saúde.

Milene Soares de Carvalho

Assessoria de Comunicação da

Secretaria de Saúde de Osasco

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...