Osasco promove “I Fórum DST/AIDS”

708 Ivan Cruz (2)O secretário de Saúde, Gelso de Lima e o coordenador do Programa DST/AIDS, Dr. José Marcos Pereira Costa, abriram na manhã de sexta-feira, 4 de dezembro, o “I Fórum DST/AIDS em Osasco”. O evento, realizado no Hotel Best Western, no Jardim Bela Vista, e direcionado aos profissionais e instituições envolvidas com o controle DST/AIDS, integrou a agenda de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado no último dia 1º. Na oportunidade, foram avaliados métodos de prevenção, com destaque aos avanços obtidos e aos desafios ainda impostos pela doença.

708 Ivan Cruz (3)O encontro contou com duas mesas de debate, que abrangeram temas como as populações vulneráveis às DST/AIDS, o histórico e a função das casas de apoio, a doença junto ao público adolescente, às mulheres e aos travestis e transexuais. Houve ainda a apresentação do Plano de Ações e Metas (PAM) 2010 Osasco.

O secretário Gelso de Lima citou que um dos focos das ações em Osasco é a juventude. “O índice de adolescentes grávidas no município é alarmante e mostra que os jovens não estão utilizando preservativos, e também não estão muito preocupados com as DST/AIDS. Nossa luta será bastante árdua para conscientizar essa parcela da população”, destacou.

708 Ivan Cruz (5)A diretora de saúde pública, Dra. Mirtes Fabricanti, salientou na abertura do encontro, que o Fórum é um marco no enfrentamento das DST/AIDS na cidade e destacou a contratação de novos agentes de prevenção no município. “Tenho certeza que iremos melhorar ainda mais a forma de prevenção em Osasco”, analisou.

Uma das participantes da mesa de abertura do Fórum, Márcia Giovanetti, técnica de prevenção do Centro de Referência e Treinamento (CRT) de DST/AIDS, citou que o evento é de suma importância porque aponta caminhos importantes para o enfrentamento da doença. “Além disso, é preciso pensar em campanhas para abrir um diálogo com a população, ajudando assim no combate à discriminação e ao preconceito. Também não podemos esquecer os investimentos em políticas públicas de saúde inclusiva”, disse.

Para Oliver Mariano, diretor administrativo do Grupo de Orientação e Assistência à Saúde (GOAS), o encontro é uma ótima oportunidade para que os participantes compartilhem propostas de trabalho. “Sem dúvida a diretriz fortalece a saúde no município com ações inovadoras. É fundamental que avancemos na área de controle das DST/AIDS, priorizando políticas e ações sociais na prevenção da população mais vulnerável, com aplicação de educação sexual nas escolas”, explicou.

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...