Osasco tem o menor índice larvário de dengue do Estado de São Paulo

744 DivulgacaoNo último Levantamento Rápido dos Índices de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Setor de Combate à Dengue do Centro de Controle de Zoonoses, o município de Osasco apresentou o menor índice de infestação predial (IIP) do Estado de São Paulo, com média de 0,3%, sendo o valor mínimo registrado de 0% e o máximo de 1,2% .

Segundo o Ministério da Saúde, os estratos com índices de infestação predial abaixo de 1% estão em condições satisfatórias, os estratos de 1 a 3,9% estão em situação de alerta e os estratos acima de 4% estão em risco de surto de dengue.

Mesmo com os resultados significativamente baixo, o Programa de Controle da Dengue iniciou no dia 29 de outubro, uma série de atividades denominadas “Mobilização para Prevenção da Dengue”, antecipando a chegado do verão e concentradas, principalmente, nos locais em que houve maior grau de infestação.

Estão sendo executadas ações de orientação; visitas de agentes de saúde casa a casa; contratação de novos agentes; visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; telagem de caixas d’água; serviços de desratização em bocas de lobo, córregos e áreas livres; ações de fiscalização em locais que possam propiciar a proliferação do mosquito; limpeza de praças e bocas de lobo, feitas em parceria com a Secretaria de Obras e Transportes; e o I.E.C. (Informação Educação e Comunicação), uma equipe de educação ambiental do Centro de Controle de Zoonoses, que irá desenvolver trabalhos educativos nestas regiões.

A doença

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Flavivírus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que é menor que um pernilongo/muriçoca comum. A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito infectada pelo vírus, que ao picar o homem, transmite a patologia, ou do próprio homem para o mosquito, quando a pessoa já estiver infectada. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem por fontes de água ou alimento; a única maneira de se adquirir dengue é pela picada do mosquito.

Como não há vacinas ou drogas antivirais específicas, as medidas de controle se restringem ao vetor, ou seja, por isso o foco é o combate à proliferação do mosquito, com a eliminação de seus criadouros, que são locais com água limpa e parada. As ações de combate são executadas de forma contínua e sistematizada. Dentre as ações de rotina executadas podemos citar:

· Atividade casa a casa: Visitação dos agentes de saúde a todos os imóveis residenciais do município, orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor.

· Bloqueio de criadouros: Orientação e eliminação total dos criadouros, através de controle mecânico e/ou químico no perímetro da residência do paciente suspeito de dengue. O perímetro corresponde à cobertura do raio de vôo do mosquito.

· Pontos estratégicos: Vistorias quinzenais com orientação e eliminação de criadouros do mosquito.

· Imóveis especiais: Vistorias em imóveis com grande circulação de pessoas, tais como escolas, empresas, shopping centers, teatros, supermercados, etc. Esta visita é mensal em imóvel considerado de alto risco e trimestral em imóveis de médio e baixo risco (a avaliação de risco obedece aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde).

· Nebulização: Consiste na aplicação de inseticida para a interrupção rápida de transmissão e só é realizada quando há um caso confirmado de dengue. O uso do inseticida segue normatização do Ministério da Saúde.

Milene Soares de Carvalho

Assessoria de Comunicação

da Secretaria de Saúde

Cerca de Osasco Agora

Além disso, verifique

Osasco inicia reflorestamento de Parque Ecológico com 1.000 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Osasco realiza na próxima quarta-feira (25), das 9 às 16 horas, uma importante ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas de árvores no Parque Ecológico do Jardim Bonança. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), conta com a participação de alunos das escolas municipais de Osasco e comunidade. ...