Secretaria de Saúde de Barueri recomenda cuidados com a catapora neste período

A varicela, popularmente conhecida como catapora, no Brasil, é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, que pode ocorrer durante o ano inteiro, porém existe um aumento do número de casos no período que se estende entre os meses de agosto a novembro, sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches e escolas.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda cuidados, principalmente em crianças com idades entre um e dez anos, embora a doença também possa atingir pessoas com qualquer idade. O ser humano é o único hospedeiro natural do vírus varicela-zóster e sua transmissão ocorre principalmente pelas gotículas de saliva liberadas através do espirro ou tosse, ou pelo contato direto com o líquido das pequenas bolhas que aparecem na pele.

O que é a varicela?

O período de incubação da doença varia de 10 a 21 dias e, na maioria das vezes, a doença evolui sem consequências mais sérias, principalmente em crianças. Algumas vezes as manifestações são tão discretas que a infecção pode passar despercebida. Porém, a varicela pode ter evolução grave e até causar o óbito, com risco maior em adultos e pessoas com imunodeficiência.

A varicela se manifesta pelo aparecimento de lesões na pele, primeiramente na cabeça ou pescoço. Em algumas pessoas podem ocorrer também febre e prostração. No início surgem manchas vermelhas, que em algumas horas tornam-se pequenas bolhas de água, que se rompem. Outras evoluem para a formação de bolhas com pus que posteriormente se transforma em crostas que causam intensa coceira. As pessoas com varicela devem ser afastadas da escola ou do trabalho, para diminuir o risco de transmissão.


Vacina

A doença pode ser evitada através da vacina, que só pode ser encontrada na rede particular de saúde, já que não consta do calendário oficial de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. É indicada principalmente para crianças acima de 1 ano de idade e adolescentes e adultos que não tiverem contra-indicação. A infecção confere imunidade permanente e, por causa disso, é prática comum em algumas culturas que crianças sejam deliberadamente expostas a pessoas infectadas para que adquiram a doença. O que é inaceitável já que o sistema imunológico não é capaz de eliminar o vírus que, por isso, pode ser disseminado pelas pessoas que já tiveram a doença e causar graves consequências.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa

Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celulite e gordurinhas localizadas, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. Adrenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e ...