CNI se une ao Sebrae para mostrar a micro e pequenos empresários a importância da inovação

São Paulo – A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram hoje (1º), em São Paulo (SP), um convênio de R$ 48,6 milhões para estimular ações empresariais de inovação.

Além de sensibilizar os micro e pequenos empresários para a importância de investirem tempo e recursos na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou modelos de negócios, o acordo permitirá a disseminação de informações e a capacitação e o assessoramento dos interessados.

Segundo o presidente em exercício da CNI, Robson Andrade, entre as principais iniciativas práticas resultantes do convênio, está a criação da Rede Nacional de Inovação, composta por 27 núcleos estaduais orientados por um comitê gestor nacional. A implantação de cada núcleo estará a cargo das federações estaduais da indústria.

Além disso, o dinheiro do convênio também servirá para, em três anos, financiar, ao menos, 3 mil projetos de inovação tecnológica e capacitar 18 mil representantes do setor industrial. De acordo com o diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, uma das principais atribuições da Rede Nacional de Inovação será disseminar entre os micro e pequenos empresários informações sobre como ter acesso aos recursos públicos e privados existentes para financiar investimentos em inovação e em pesquisa e desenvolvimento.

Vamos fazer reuniões, seminários, chamar os empresários e explicar o que é inovação e como eles podem obter financiamentos para inovar na produção. Também vamos oferecer a eles consultoria e assessoria para que desenvolvam e executem projetos“, comentou Okamotto.

Dos 48,6 milhões, R$ 31,6 milhões serão destinados à elaboração e ao suporte da implantação do Plano de Inovação, cuja estratégia poderá ser aproveitada na formulação de uma segunda versão do Plano de Desenvolvimento Produtivo, a política industrial definida pelo governo federal. E R$ 4,6 milhões serão investidos em eventos de mobilização e sensibilização dos micro e pequenos empresários para a importância do tema; R$ 4,5 milhões serão destinados ao apoio de atividades dos núcleos estaduais; R$ 3,7 milhões, investidos em cursos de capacitação; R$ 3,4 milhões, na assessoria para elaboração de projetos; e R$ 567,2 mil, no monitoramento e difusão dos resultados do projeto.

Presente à assinatura do convênio, o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, lembrou que a inovação empresarial é um aspecto importante das estratégias de negócios de sucesso, além de ser tema que vem ganhando cada vez mais destaque nas políticas industriais de quase todos os países. “Este é um tema central para o desenvolvimento do país. Nenhuma economia moderna pode pensar em se desenvolver sustentavelmente sem [promover] muita inovação. A inovação é o grande caminho para superarmos as deficiências de competitividade e para ganharmos mercados e criarmos empregos de qualidade“, disse Coutinho, no encontro promovido pela Mobilização Empresarial pela Inovação, uma iniciativa da CNI que reúne representantes de algumas das maiores empresas brasileiras e do governo federal.

Agência Brasil

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