AS VOZES, A BLOGOSFERA E O PODER DO UM.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

 

direito_expressao_blogosfera

A Internet vem sendo usada no mundo todo como um poderoso aliado na luta contra a violação de direitos básicos do cidadão. Ela serve para denunciar a corrupção, as fraudes, a censura, o impedimento da livre expressão e muitas outras barbaridades que governos totalitários teimam em praticar em qualquer lugar do planeta.

Recentemente experimentamos um belo exemplo da força que pode representar a Internet nos acontecimentos no Irã e na China. Mesmo governos fortemente empenhados em impedir que o cidadão manifeste as suas opiniões; encontram uma enorme dificuldade em lidar com a volatilidade e a versatilidade proporcionada pela Internet e pelos novos meios tecnológicos disponíveis para o cidadão comum.

Mesmo que recursos aparentemente legais sejam usados para calar a voz desse mesmo cidadão, como exemplos também recentes mostraram aqui em nosso país, a Internet mostra que tem vida própria e simplesmente reduz ao ridículo essas tentativas pueris de censura.

Infelizmente em nosso país ainda não contamos com apoio da imprensa formal e somos vistos pela maioria dos profissionais do ramo como inimigos e aventureiros invasores. Um dia, essa mesma imprensa entenderá que os blogs são uma força aliada e importante na luta por uma sociedade mais justa e mais integrada. Acredito que essa realidade, uma hora ou outra, se estabelecerá por aqui também; exatamente como já acontece em parte da Europa e nos EUA.

Outro exemplo de como os blogs podem ser usados pelos cidadãos para manifestarem suas visões, opiniões e ideias para um país melhor ocorre também em países nem sempre presentes na mídia como entidades autoritárias; mas no entanto, na prática são tão duros (ou até mais) com seus cidadãos quanto os “inimigos” totalitários mais conhecidos.

Nesse aspecto especial me refiro a Arábia Saudita, um aliado importante dos EUA no Oriente Médio e que, talvez por isso, goza de uma certa leniência das autoridades internacionais e da mídia ocidental em relação as liberdades individuais e ao direito a livre expressão de seus cidadãos.

Também por lá, os blogs representam uma força que luta pela liberdade e pela garantia do simples direito a expressar uma opinião. Fortemente dominado pela religião, o país ainda se deixa influenciar pelo poderio dos sacerdotes e procura manter “sob observação constante” os seus blogueiros. Vez por outra, um é “convidado” a tirar “férias” na prisão por ter “ofendido o governo, a lei ou o Islã. Esse “convite” é sempre baseado numa lei que permite a detenção e o processo de qualquer pessoa acusada de "perturbar a ordem ou os valores religiosos". Obviamente, a denúncia pode vir de qualquer lugar e basta que se conteste os valores fundamentalistas islâmicos ou uma medida qualquer do governo para que ela seja “comprovada”.

 

censura_judicial        

O rei Abdullah vem tentando levar o país para uma nova realidade, contudo enfrenta uma forte oposição das correntes tradicionalistas e teme que isso crie instabilidades que permitam um crescimento dos radicais. Enquanto isso, blogueiros sauditas lutam numa briga de gato e rato contra a forte repressão e vivem um dia a dia de medo e apreensão totalmente ignorado pela grande mídia internacional. Tudo isso em busca do simples direito de opinarem sobre seus próprios costumes e sobre a política do país em que vivem. Um bom exemplo é o Blog Saudi Jeans (em inglês).

Numa nova realidade e em um novo século, “o poder do um” nunca foi tão sentido e ampliado como atualmente. É claro que ainda há um grande caminho a ser percorrido e uma enorme distância nos separa do ideal de liberdade e igualdade. Ainda há muito a se fazer para que a blogosfera tenha o reconhecimento e o respeito que merece junto as outras mídias e ocupe o seu lugar no arsenal de armas necessárias para que uma democracia seja forte e o cidadão tenha meios para reagir às injustiças e vigiar o comportamento de seus representantes e do Estado.

O importante é compreender que a participação do cidadão e a atenção do eleitorado devem ser constantes. Garantir que isso ocorra de forma livre e sem embaraços é dever de cada Estado que não deseja ser reconhecido como tirânico ou totalitário. Afinal de contas, se um governo teme a opinião de seus próprios cidadãos; ele não merece existir.

Pense nisso.

 

 

**************

Fontes de referência: Observatório da Imprensa – 10 Piores Países Para Ser Blogueiro.

                                                                 – Blogosfera Faz campanha Por Reformas.

No Tags

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

AS VOZES, A BLOGOSFERA E O PODER DO UM.

AS VOZES, A BLOGOSFERA E O PODER DO UM.

Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

OS APOSENTADOS, OS PENSIONISTAS, OS LADRÕES E OS OPORTUNISTAS.

ESN: 16675-080201-838850-87     Muito se fala quando a matéria é Previdência Social. O governo, seja ele de qual partido for, adora vomitar mentiras e dizer que a previdência é deficitária. Ao mesmo tempo, grande parte da imprensa cai na esparrela de corroborar essa mentira e, numa verdadeira campanha de desinformação, repete incessantemente uma das [...]

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas - Veja Mais Informações Aqui -


OS APOSENTADOS, OS PENSIONISTAS, OS LADRÕES E OS OPORTUNISTAS.