Pescadores de Chorrochó são capacitados para criação em cativeiro

Pescar de anzol virou coisa do passado para a comunidade de Barra do Tarrachil, na margem do Rio São Francisco, no município de Chorrochó. Vinte e sete famílias, que viviam da pesca artesanal, receberam 34 tanques-redes para a criação de Tilápia em cativeiro. Os tanques-redes são gaiolas flutuantes colocadas próximas à margem do rio, neles os peixes são tratados e alimentados até a fase adulta.

A ação faz parte do Programa de Aqüicultura, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca. Inicialmente os pescadores receberam 6 tanques, que foram usados no processo de capacitação e treinamento. Com os tanques entregues hoje são 40 unidades de criação que terão capacidade de produzir 60 toneladas de peixe por ano.

“Os pescadores de Tarrachil tem passado muita dificuldade, muitas espécies de peixes sumiram dessa região do São Francisco, tem dias que não achamos nem o que comer. Com os tanques cuidamos de nosso peixe, que já está ali, pescado!”, brincou o pescador Gildemar Novaes, que está aprendendo as técnicas da aqüicultura.

Além da capacitação, os engenheiros de pesca responsáveis pelo programa vão dar auxílio técnico por um ano. “A idéia é que eles aprendam todos os detalhes do manejo e depois possam dar continuidade a produção sozinhos.” Explica o engenheiro Leonardo Salões.

Os tanques-redes foram entregues pelo Governador Jaques Wagner, que visitou a cidade de Chorrochó para participar das comemorações pelos 55 anos de emancipação política do município. “Estamos adotando este sistema de pesca em cativeiro que aumenta a produção, garante renda e segurança alimentar para as famílias.” Disse Wagner.

Durante a visita o Governador ainda inaugurou um Centro Digital de Cidadania (CDC), a sala com dez computadores ligados a internet banda larga vai beneficiar não só os estudantes mas também os produtores da região. Através de convênio com a Secretária da Fazenda (Sefaz) e a Seagri, agricultores e pescadores terão atendimento on-line.

“Além dessas facilidades o CDC vai ser usado para ensinar informática aos jovens da cidade. Se não souber usar o computador a juventude de Chorrochó vai ficar de fora das melhores oportunidades de emprego,” apontou o Governador. Os cursos começam no próximo mês.

Fonte = http://www.comunicacao.ba.gov.br

Cerca de admin

Além disso, verifique

Planura – Polícia Militar do Meio Ambiente faz Operação Piracema

Desde o dia 1º de novembro também está proibida a pesca de espécies nativas da bacia. A Polícia Militar do Meio Ambiente realizou durante o feriado a Operação Piracema “Porto-Colômbia”, na divisa entre Planura, no Triângulo Mineiro, e Colômbia, no interior de São Paulo. O objetivo foi intensificar a fiscalização da pesca, que está restrita [...]