Em Barueri, transporte coletivo reforça respeito com as pessoas com deficiência

A Prefeitura de Barueri não tem poupado esforços para promover a inclusão social da pessoa com deficiência. Em agosto, por exemplo, foi criado um órgão para tratar especificamente do assunto – a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Outras iniciativas, como o transporte público, demonstram que o comprometimento com a questão da acessibilidade é de todas as áreas do governo municipal.

Em Barueri, os ônibus adaptados com rampas elevatórias, que facilitam o embarque e desembarque dos passageiros que usam cadeiras de rodas, representam 44% da frota que opera nas linhas municipais do transporte coletivo.

“Garantir o direito de ir e vir para as pessoas com alguma deficiência é uma obrigação nossa com a cidadania”, explicou Eduardo Augusto Corona Gatti, secretário de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos. “E o transporte para estas pessoas é gratuito”.

Através de decreto, o prefeito de Barueri Rubens Furlan oficializou no ano passado o Cartão Benfácil Especial, que garante o transporte municipal gratuito para as pessoas com deficiência.

O benefício pode ser adquirido junto ao Departamento Técnico de Transportes, situado no largo São João Batista, 3, ao lado do Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, no Centro. Quem já possui cartão similar, expedido por órgão municipal, estadual ou federal, não precisa apresentar laudo médico que comprove a deficiência ou passar por exame pericial para requerer o Cartão Benfácil Especial.

O morador do Jardim Califórnia, Valdir Aparecido Sabino – conhecido como Didi, relatou que, apesar de se locomover com o auxílio de uma cadeira de rodas, não encontra dificuldades para circular pela cidade. “Tomo ônibus a semana inteira, estou fazendo um curso de eletrônica no Senai – Barueri e vou todos os dias ao Centro”, contou.

“Lá no Califórnia tem mais de oito cadeirantes e todos usam o transporte coletivo sem problema algum”, informou Didi, que mora em Barueri desde que nasceu, há 53 anos. “Eu já fui pra Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, e posso afirmar que Barueri está à frente na atenção com os cadeirantes”, concluiu.

Mais informações sobre o Cartão Benfácil Especial podem ser obtidas pelos telefones 4198-0276 e 4163-6051. Para saber sobre as linhas municipais de Barueri ligue para: 0800 77 10 130 ou 0800 770 92 99.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri