Combate ao alcoolismo e às drogas é tema da campanha de fevereiro nas escolas da Fieb, em Barueri

O combate ao alcoolismo e às drogas é o tema central da campanha “Álcool e Drogas: Tô Fora!”, que está em curso nas escolas mantidas pela Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) desde que as aulas tiveram início, em 7 de fevereiro. Promovida pelo Departamento de Gestão em Saúde Escolar, a iniciativa visa informar os alunos sobre os riscos e os perigos que o consumo de álcool e drogas causam.

A cada mês, a equipe da Saúde elege um tema que é trabalhado de diversas formas junto aos alunos. São oferecidas orientações por meio de plantões de dúvidas, distribuição de materiais gráficos informativos e cartazes com indicações dos riscos, palestras com funcionários e mantenedores de clínicas de reabilitação, bate-papos com ex-usuários de drogas e membros da mídia impressa e falada, encenação de peças de teatro e divulgação no Blog da Saúde FIEB. Além disso, o tema é inserido também nos conteúdos pedagógicos, incentivando a realização de pesquisas e trabalhos que os alunos apresentam explorando os mais variados recursos.

“As campanhas têm caráter único em cada unidade escolar. Nossa equipe determina, em conjunto com a equipe pedagógica de cada escola, as atividades que serão realizadas. Dessa forma, conseguimos individualizar a programação de acordo com cada público considerando cada bairro e cada faixa etária. Os professores colocam sua experiência em atividades anteriores com os alunos, os técnicos de enfermagem norteiam aspectos técnicos e científicos e essa integração profissional conduz a Campanha”, explica a médica Ana Paula Martinelli, coordenadora do Departamento de Saúde da Fieb.

Essas ações focam, principalmente, a prevenção, que é a melhor forma de fugir desses vícios que tanto comprometem o futuro. Por isso a Fieb se preocupa em facilitar aos seus estudantes o acesso à informações e orientações. Guiar as escolhas é essencial, ainda mais quando as pesquisas revelam dados tão alarmantes.

Estudos

Em 2006, o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) divulgou os resultados do segundo levantamento sobre o consumo desses agentes psicomotores no Brasil. De acordo com esse estudo, 12,5 anos é a média de idade em que ocorre o primeiro contato com algumas dessas drogas.

A mesma pesquisa revela que 5,2% dos brasileiros entre 12 e 17 anos são dependentes de álcool; 2,2% de tabaco; 0,6% de maconha; e 0,2% de tranqüilizantes. Depois do álcool, as drogas experimentadas por crianças e adolescentes cada vez mais cedo são o tabaco, seguido pelos solventes e os medicamentos; em seguida vêm as drogas ilícitas, como maconha e cocaína. Além disso, há o crack, que tem sido cada vez mais consumido nas grandes cidades, causando grandes transtornos à vítima e à sociedade.

Os plantões de dúvidas da Fieb não atendem somente alunos, mas funcionários e membros da comunidade. “Nossos técnicos de enfermagem e outros especialistas estão sempre em seus postos de atendimento à disposição dos alunos, professores, funcionários e comunidade. Especificamente nos horários de entrada, saída e intervalos, a equipe está localizada em locais de alta circulação e visibilidade para sanar dúvidas”, esclarece Ana Paula.

O folder criado e distribuído pela FIEB com informações sobre as drogas e o álcool pode ser baixado em formato PDF por meio do link: http://www.fieb.edu.br/noticias/Folder_Alcool_e_drogas.pdf.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Auxiliar Operacional – TIMBRE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS LTDA – Barueri, SP

Para trabalhar na empresa: TIMBRE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS LTDA Cargo oferecido: Auxiliar Operacional Nível de Atuação: Auxiliares e Operacionais Área de...
De Curriculum.com.br - 30 Jul 2013 15:48:06 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri